Gestão do Custo Industrial em uma Empresa do Setor Calçadista
DOI:
https://doi.org/10.18407/issn.1983-9952.2014.v6.n1.p532-546Palavras-chave:
Formação do custo industrial; Controle de custos; Combinação de custos e gestão de produçãoResumo
Este artigo objetiva estruturar a formação do custo industrial e do preço de venda em uma empresa do setor de manufatura calçadista, demonstrando as etapas para sua concepção, o porquê de cada etapa e os controles para os parâmetros lançados na construção de ambos os itens. Para tanto, uma pesquisa bibliográfica sobre a teoria vigente foi realizada, salientando a abordagem atual da contabilidade de custos para a gerência e como os cálculos podem ser realizados para se obter tal custo. Visando a aplicação da teoria e da estrutura de custos, apresenta-se um estudo de caso, onde as informações foram coletadas e inseridas para formação e administração dos preços de venda. Como resultado tanto da estruturação dos custos quanto da aplicação, houve a construção da planilha de custo industrial e do preço de venda, além da possibilidade de melhoria contínua nos parâmetros estabelecidos, obtendo, neste caso, cerca de 10% de ganho no custo industrial.