Reestruturação e Implementação de controles internos em uma empresa prestadora de serviços
DOI:
https://doi.org/10.18407/issn.1983-9952.2016.v8.n1.p666-678Palavras-chave:
Controle interno. Redução de gastos. Sistemas de Informação. ERP. Melhoria de processosResumo
Este trabalho realizou um estudo descritivo em uma empresa prestadora de serviços com foco na verificação dos controles internos empregados em todo o processo administrativo, contábil, financeiro e operacional da empresa. O objetivo do estudo foi responder o seguinte questionamento: é possível obter reduções de gastos por meio da reestruturação de controles internos em uma empresa prestadora de serviços sem desrespeitar os princípios que os norteiam? Para responder a problemática foi realizado um estudo de caso através de pesquisa documental e técnica de observação na empresa. Os resultados mostraram que grande parte dos controles internos existentes são manuais e que há grande necessidade de integração desses controles internos através de sistemas de informação, uma vez que é característico das áreas o trabalho conjunto e o acesso à informações em tempo hábil ou à informação propriamente dita nem sempre é possível. Além disso, foram identificados vários pontos de melhorias e apresentadas soluções para melhoria de ferramentas que possibilitaram controles internos mais integrados e objetivos, possibilitando redução de gastos e melhoria de funções. Por fim, concluiu-se que é possível obter reduções de gastos por meio da reestruturação de controles internos em uma empresa prestadora de serviços sem desrespeitar os princípios que os norteiam.