Compreensão Leitora no Ensino Superior

Contribuições da Psicolinguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2179-3700.2024.v24.46161

Palavras-chave:

Compreensão leitora, Linguagem simples, Psicolinguística, Ensino Superior

Resumo

A pesquisa aqui reportada se insere no âmbito da psicolinguística experimental e investiga a dimensão cognitiva da compreensão leitora. Em particular, busca-se caracterizar os aspectos textuais que podem dificultar o acesso às informações relevantes durante a leitura e as habilidades necessárias para o desenvolvimento de leitores proficientes para lidar com tipos de textos diversos. Metodologicamente, o estudo articula a abordagem da psicolinguística experimental (que busca elaborar tarefas que possibilitem a coleta de dados indicativos dos processos envolvidos na percepção, compreensão e produção da linguagem) e a abordagem para o estudo da produção textual formulada pelo movimento “linguagem simples”. A pesquisa inclui um estudo experimental conduzido a partir de um teste de Cloze com 88 estudantes de graduação de diferentes cursos para investigar a compreensão leitora de textos classificados como simples ou complexos. Os resultados preliminares apontam que para o texto considerado mais simples, não houve diferenças significativas entre alunos de cursos diferentes. O texto considerado mais complexo, por sua vez, apresentou diferenças relevantes em função do curso de graduação. Os resultados obtidos até então são compatíveis com o reportado por estudos recentes que indicam uma correlação entre a fluência em leitura e a escolha do curso de graduação (SUCENA et al, 2022) e levantam questões importantes a serem consideradas na configuração dos percursos formativos dos estudantes no ensino superior.

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Publicado

2025-04-09

Como Citar

Marcilese, M., Faria Ferndandes, F., & Maia Amaral, L. (2025). Compreensão Leitora no Ensino Superior: Contribuições da Psicolinguística. Principia: Caminhos Da Iniciação Científica, 24. https://doi.org/10.34019/2179-3700.2024.v24.46161

Edição

Seção

Artigos originais - Linguística, Letras e Artes