A atuação de assistentes sociais e psicólogos nos serviços de atendimento à população em situação de rua em Juiz de Fora (MG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2179-3700.2024.v24.46012

Palavras-chave:

População em Situação de Rua, Política Pública, Serviço Social, Psicologia

Resumo

O presente estudo teve como objetivo compreender e identificar as dinâmicas específica e interdisciplinar dos exercícios profissionais de assistentes sociais e psicólogos que atuam nos serviços de atendimento à população em situação de rua (PSR) em Juiz de Fora (MG). Tratou-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. Foram aplicados questionários semiestruturados mediante entrevistas online com 23 profissionais (15 assistentes sociais e 8 psicólogas) inseridos em serviços de atendimento à PSR no município. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra; os dados, tabulados e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados apontam para a predominância de profissionais do gênero feminino nas duas categorias, com ao menos uma especialização e majoritariamente inseridas em serviços de assistência social. Foram encontrados diversos desafios para ambas as profissões no contexto das políticas sociais, referentes tanto a aspectos específicos quanto a aspectos amplos de organização das políticas. Dentre os desafios específicos, destacam-se a dificuldade de delimitação de atribuições do serviço social, o uso de referenciais teórico-metodológicos inadequados somado à limitação ao papel de “escuta” por parte das psicólogas, assim como a própria compreensão a respeito da interdisciplinaridade. Contudo, os principais desafios identificados estiveram relacionados a determinações estruturais que incidem sobre os processos de trabalho nos serviços, perpassados pelos processos de privatização e precarização das políticas sociais, impondo limites para uma atuação interdisciplinar efetiva.

Downloads

Referências

ARBIA, A. A. ; PEREIRA, V. S. ; SOARES, L. M.; FINAMORE, C.B ; CORTEZ, A. M. V. ; SATO, M. A. A . Serviço Social e população em situação de rua: elementos para compreender a ação profissional junto a este segmento no Brasil. In: GRANJA, B. P.; PIRES, N.; ARBIA, A. A.. (Org.). Intervenção social com a população em situação de grande pobreza e vulnerabilidade social (p. 45-68). 1 ed. Lisboa: Lusíada, 2024.

ASSEMBLEIA Legislativa de Minas Gerais. Lei nº 20.846, de 06/08/2013. Institui a Política Estadual para a População em Situação de Rua. Minas Gerais: Assembleia Legislativa, 2013.

BEHRING, E. R.; & BOSCHETTI, I. Política Social: Fundamentos e História. São Paulo: Cortez, 2008.

BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Plano de Ação e Monitoramento para Efetivação da Política Nacional para a População em Situação de Rua. Brasília: MDHC, 2023.

BRASIL. Presidente da República. Decreto nº 7.053 de 23 de dezembro de 2009. Institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento, e dá outras providências. Brasília: Presidente da República, 2009.

BRASIL. Presidência da República. Lei 8.662 de 7 de junho de 1993. Dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1993.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Quem faz a psicologia brasileira?: um olhar sobre o presente para construir o futuro: volume I: formação e inserção no mundo do trabalho. Brasília : CFP, 2022. 282 p..

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Perfil de assistentes sociais no Brasil: Formação, condições de trabalho e exercício profissional. Brasília: CFESS, 2022.

CORDEIRO, M. P.; LARA, M. F. A.; MAIA, R. L. DE A.. Atendimento Psicossocial nos Serviços de Proteção Social Especial do SUAS. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 43, p. e250301, 2023.

DIMENSTEIN, M.. A cultura profissional do psicólogo e o ideário individualista: implicações para a prática no campo da assistência pública à saúde. Estudos de Psicologia (Natal), 5, 95–121, 2000.

GUERRA, Y. Instrumentalidade no trabalho do assistente social. In: Capacitação em Serviço Social e Política Social. Módulo 4. O trabalho do assistente social e as políticas sociais, CFESS/ABEPSS- UNB, 2000.

LIMA, V. C.. Psicologia da pobreza e pobreza da psicologia: um estudo sobre o trabalho de psicólogas(os) na política pública de assistência social [Dissertação de mestrado]. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2014.

MACEDO, J. P.; FONTENELE, M. G.; GOMES, R. W. DA S.. Psicologia e Assistência Social: Crise e Retrocessos Pós-Encerramento do Ciclo Democrático-Popular. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 42, n. spe, p. e262852, 2022.

MARTINS, A. L. J. et al.. A interface entre as políticas públicas para a população em situação de rua: revisão integrativa. Ciência & Saúde Coletiva, v. 28, n. 8, p. 2403–2416, 2023.

OLIVEIRA, A. L. A.; & MIRANDA, A. P. F.. As condições de trabalho do(a)s assistentes sociais e do(a)s psicólogo(a)s na política de Assistência Social. In: PAIVA, F. S.; & DURIGUETTO, M. L. (Orgs.), O trabalho profissional da psicologia e do serviço social na política de assistência social: questões, tensões e perspectivas (p.141-152). Juiz de Fora: Editora UFJF, 2022. 245 p..

PREFEITURA de Juiz de Fora. Decreto nº 16.242, de 1º de dezembro de 2023. Institui o Plano Municipal de Políticas para a População em Situação de Rua de Juiz de Fora. Juiz de Fora: Prefeitura de Juiz de Fora, 2023.

ROCHA, F. C.; & OLIVEIRA, P. R. S.. Psicologia na rua: delineando novas identidades a partir do trabalho com a população em situação de rua. Pesquisas E Práticas Psicossociais, 15(1), 1–18, 2020.

‌SOUSA, A. P.; & MACEDO, J. P.. População em situação de rua: Expressão (im)pertinente da “questão social". Psicologia: Teoria e Pesquisa, 35, 2019.

Downloads

Publicado

2025-04-09

Como Citar

Arbia, A. A., Finamore, C. B., Mendonça, C. D. F. de, Soares, L. de M. ., & Corrêa Netto, W. (2025). A atuação de assistentes sociais e psicólogos nos serviços de atendimento à população em situação de rua em Juiz de Fora (MG). Principia: Caminhos Da Iniciação Científica, 24. https://doi.org/10.34019/2179-3700.2024.v24.46012

Edição

Seção

Artigos originais - Ciências Sociais Aplicadas