A atuação de assistentes sociais e psicólogos nos serviços de atendimento à população em situação de rua em Juiz de Fora (MG)
DOI:
https://doi.org/10.34019/2179-3700.2024.v24.46012Palavras-chave:
População em Situação de Rua, Política Pública, Serviço Social, PsicologiaResumo
O presente estudo teve como objetivo compreender e identificar as dinâmicas específica e interdisciplinar dos exercícios profissionais de assistentes sociais e psicólogos que atuam nos serviços de atendimento à população em situação de rua (PSR) em Juiz de Fora (MG). Tratou-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. Foram aplicados questionários semiestruturados mediante entrevistas online com 23 profissionais (15 assistentes sociais e 8 psicólogas) inseridos em serviços de atendimento à PSR no município. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra; os dados, tabulados e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados apontam para a predominância de profissionais do gênero feminino nas duas categorias, com ao menos uma especialização e majoritariamente inseridas em serviços de assistência social. Foram encontrados diversos desafios para ambas as profissões no contexto das políticas sociais, referentes tanto a aspectos específicos quanto a aspectos amplos de organização das políticas. Dentre os desafios específicos, destacam-se a dificuldade de delimitação de atribuições do serviço social, o uso de referenciais teórico-metodológicos inadequados somado à limitação ao papel de “escuta” por parte das psicólogas, assim como a própria compreensão a respeito da interdisciplinaridade. Contudo, os principais desafios identificados estiveram relacionados a determinações estruturais que incidem sobre os processos de trabalho nos serviços, perpassados pelos processos de privatização e precarização das políticas sociais, impondo limites para uma atuação interdisciplinar efetiva.
Downloads
Referências
ARBIA, A. A. ; PEREIRA, V. S. ; SOARES, L. M.; FINAMORE, C.B ; CORTEZ, A. M. V. ; SATO, M. A. A . Serviço Social e população em situação de rua: elementos para compreender a ação profissional junto a este segmento no Brasil. In: GRANJA, B. P.; PIRES, N.; ARBIA, A. A.. (Org.). Intervenção social com a população em situação de grande pobreza e vulnerabilidade social (p. 45-68). 1 ed. Lisboa: Lusíada, 2024.
ASSEMBLEIA Legislativa de Minas Gerais. Lei nº 20.846, de 06/08/2013. Institui a Política Estadual para a População em Situação de Rua. Minas Gerais: Assembleia Legislativa, 2013.
BEHRING, E. R.; & BOSCHETTI, I. Política Social: Fundamentos e História. São Paulo: Cortez, 2008.
BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Plano de Ação e Monitoramento para Efetivação da Política Nacional para a População em Situação de Rua. Brasília: MDHC, 2023.
BRASIL. Presidente da República. Decreto nº 7.053 de 23 de dezembro de 2009. Institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento, e dá outras providências. Brasília: Presidente da República, 2009.
BRASIL. Presidência da República. Lei 8.662 de 7 de junho de 1993. Dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1993.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Quem faz a psicologia brasileira?: um olhar sobre o presente para construir o futuro: volume I: formação e inserção no mundo do trabalho. Brasília : CFP, 2022. 282 p..
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Perfil de assistentes sociais no Brasil: Formação, condições de trabalho e exercício profissional. Brasília: CFESS, 2022.
CORDEIRO, M. P.; LARA, M. F. A.; MAIA, R. L. DE A.. Atendimento Psicossocial nos Serviços de Proteção Social Especial do SUAS. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 43, p. e250301, 2023.
DIMENSTEIN, M.. A cultura profissional do psicólogo e o ideário individualista: implicações para a prática no campo da assistência pública à saúde. Estudos de Psicologia (Natal), 5, 95–121, 2000.
GUERRA, Y. Instrumentalidade no trabalho do assistente social. In: Capacitação em Serviço Social e Política Social. Módulo 4. O trabalho do assistente social e as políticas sociais, CFESS/ABEPSS- UNB, 2000.
LIMA, V. C.. Psicologia da pobreza e pobreza da psicologia: um estudo sobre o trabalho de psicólogas(os) na política pública de assistência social [Dissertação de mestrado]. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2014.
MACEDO, J. P.; FONTENELE, M. G.; GOMES, R. W. DA S.. Psicologia e Assistência Social: Crise e Retrocessos Pós-Encerramento do Ciclo Democrático-Popular. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 42, n. spe, p. e262852, 2022.
MARTINS, A. L. J. et al.. A interface entre as políticas públicas para a população em situação de rua: revisão integrativa. Ciência & Saúde Coletiva, v. 28, n. 8, p. 2403–2416, 2023.
OLIVEIRA, A. L. A.; & MIRANDA, A. P. F.. As condições de trabalho do(a)s assistentes sociais e do(a)s psicólogo(a)s na política de Assistência Social. In: PAIVA, F. S.; & DURIGUETTO, M. L. (Orgs.), O trabalho profissional da psicologia e do serviço social na política de assistência social: questões, tensões e perspectivas (p.141-152). Juiz de Fora: Editora UFJF, 2022. 245 p..
PREFEITURA de Juiz de Fora. Decreto nº 16.242, de 1º de dezembro de 2023. Institui o Plano Municipal de Políticas para a População em Situação de Rua de Juiz de Fora. Juiz de Fora: Prefeitura de Juiz de Fora, 2023.
ROCHA, F. C.; & OLIVEIRA, P. R. S.. Psicologia na rua: delineando novas identidades a partir do trabalho com a população em situação de rua. Pesquisas E Práticas Psicossociais, 15(1), 1–18, 2020.
SOUSA, A. P.; & MACEDO, J. P.. População em situação de rua: Expressão (im)pertinente da “questão social". Psicologia: Teoria e Pesquisa, 35, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alexandre Aranha Arbia, Carolina Barbosa Finamore, Clarissa Dalton Furtado de Mendonça, Laura de Melo Soares, Weverton Corrêa Netto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.