Efeito da hidrólise da lactose e da homogeneização do leite nas características do doce de leite pastoso
DOI:
https://doi.org/10.34019/2179-3700.2020.v20.30977Palavras-chave:
Doce de leite, Hidrólise, Lactose, HMF, HomogeneizaçãoResumo
Produtos lácteos zero lactose têm se tornado cada vez mais recorrentes no mercado nos últimos anos, devido a pessoas intolerantes á lactose ou mesmo aquelas que optaram por uma dieta restritiva sem este carboidrato. Na produção do doce de leite (DL), a hidrólise da lactose pode promover algumas modificações no produto, destacando-se a intensificação da Reação de Maillard, com consequente aumento da concentração de um composto intermediário desta reação, o 5-hidroximetilfurfural (HMF). Tal fato pode provocar alterações no produto como aumento da viscosidade, intensificação da cor e do dulçor. O processo de homogeneização do leite é uma etapa não obrigatória para produção de DL, e tem como objetivo modificar a microestrutura do produto, gerando uma nova organização da matriz, oriunda principalmente das interações entre os compostos lipídicos e as proteínas do leite. Diante disso, o presente trabalho objetivou a formulação de doce de leite pastoso tradicional e zero lactose, visando avaliar a influência da hidrólise desse carboidrato, assim como também o uso do processo de homogeneização do leite. Foram analisados parâmetros de processo durante a etapa de evaporação (como a taxa de evaporação e o tempo total de evaporação), além da concentração de HMF livre e o teor de lactose residual nos produtos finais. A hidrólise da lactose foi o fator principal que influenciou na cor dos produtos e a homogeneização do leite não apresentou efeito significativo sobre os parâmetros de evaporação monitorados neste estudo, demonstrando que tal operação não modifica as condições de processamento.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Diretoria colegiada altera a Portaria SVS/MS nº 29, de 13 de janeiro de 1998, que aprova o regulamento técnico referente a alimentos para fins especiais, para dispor sobre os alimentos para dietas com restrição de lactose. Disponível em: < http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/20794561/do1-2017-02-09-resolucao-rdc-n-135-de-8-de-fevereiro-de-2017-20794490>. Acesso em: 23 jun. 2020.
FRANSCIQUINI, Júlia D’almeida. Caracterização e avaliação de indicadores físico-químicos, tecnológicos e de tratamento térmico em doces de leite. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados, Universidade Federal Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016.
KEENEY, Mark; BASSETE, Richard. Detection of intermediate compounds in the early stages of browning reaction in milk products. Journal of Dairy Science, v. 42, n .6, p. 945-961, 1959.
PEREIRA, Janaina A. Potentially symbiotic fermented milk: A preliminary approach using lactose free milk. LWT - Food Science and Technology, 2019.
PERRONE, Ítalo Tuler; STEPHANI, Rodrigo; NEVES, Braz dos Santos. Doce de leite: Aspectos Tecnológicos. Juiz de Fora. 186p. 2011.
PERRONE, Ítalo Tuler; STEPHANI, Rodrigo; NEVES, Braz dos Santos; DE SÁ, Jaqueline Flaviana Oliveira; DE CARVALHO, Antônio Fernandes. Atributos tecnológicos de controle para produção do doce de leite. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, Juiz de Fora, v. 67, n. 385, p.42-51, 2012.
SHIBAO, Julianna; BASTOS, Deborah Helena Markowicz. Produtos da reação de Maillard em alimentos: implicações para a saúde. Revista de Nutrição, v. 24, n. 6, p.895-904, 2011.
VARELLA, Drauzio (Ed.). Intolerância à lactose. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/intolerancia-a-lactose/>. Acesso em: 3 jun 2020
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.