Universidade pública: satisfação dos servidores técnico-administrativos com plano de carreiras

Autores

  • Giane Batista da Silva Camarano
  • Edelvais Keller
  • Laisa Marcorela Andreoli Sartes
  • Maira Leon Ferreira
  • Camilla Gonçalves Brito Santos
  • Isabela de Matos Alves Mendonça Luquini
  • Rafaela Toledo Dias

DOI:

https://doi.org/10.34019/2179-3700.2019.v19.30314

Palavras-chave:

Satisfação no trabalho, Emprego público, Promoção na carreira

Resumo

O escopo deste trabalho consistiu em compreender a satisfação dos Técnicos Administrativos em Educação com o plano de carreira oferecido aos mesmos pela instituição de trabalho – universidade pública federal do interior do estado de Minas Gerais. Método: realizou-se um estudo transversal, descritivo, quantitativo, com um total de 600 servidores da universidade. Foi utilizada a Escala de Satisfação no Trabalho (EST) e um Questionário Sociodemográfico elaborado pelas autoras. Resultados: constatou-se maior nível de satisfação relacionada ao trabalho entre os funcionários com baixa escolaridade, que se encontram no início e no final de suas respectivas carreiras e atuantes nas unidades acadêmicas da instituição de ensino superior. Conclusão: os resultados indicam que o plano de carreira dos servidores Técnico-Administrativos em Educação necessita ser repensado pelos dirigentes de instituições de ensino públicas federais para se tornar passível de gerar mais satisfação para os servidores.

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Publicado

2020-04-22

Como Citar

Camarano, G. B. da S., Keller, E., Sartes, L. M. A., Ferreira, M. L., Santos, C. G. B., Luquini, I. de M. A. M., & Dias, R. T. (2020). Universidade pública: satisfação dos servidores técnico-administrativos com plano de carreiras. Principia: Caminhos Da Iniciação Científica, 19(1), 10. https://doi.org/10.34019/2179-3700.2019.v19.30314

Edição

Seção

Artigos originais - Ciências Humanas