Análise do segmento de atrativos culturais da cadeia produtiva do turismo de Juiz de Fora

Autores

  • Thiago Duarte Pimentel

DOI:

https://doi.org/10.34019/2179-3700.2019.v19.30173

Palavras-chave:

Gestão de operações, Cadeia produtiva, Planejamento e controle da produção, Turismo

Resumo

Tendo em vista o contexto nacional, tanto teórico quanto prático, de severa escassez de estudos sobre a cadeia produtiva do turismo, como de suas ferramentas de gestão, esta pesquisa teve como objetivo analisar a cadeia produtiva do turismo em Juiz de Fora (MG), focalizando a análise dos seus componentes estruturais, principais elos, processo interno de gestão, bem como os possíveis relacionamentos interorganizacionais. Para tanto, recorremos teoricamente a uma revisão de literatura sobre os principais conceitos de gestão de operações, administração da produção, planejamento e controle da produção (PCP), logística, posicionamento logístico, cadeia produtiva e de suprimentos em turismo, a fim de analisar e comparar os conceitos propostos de modo a oferecer um modelo teórico relacionado com o produto turístico, definindo conceitos adequados para a análise e sua utilização na gestão de operações na cadeia do destino turístico. Metodologicamente, este estudo valeu-se de uma pesquisa mista, majoritariamente quantitativa, na medida em que se realizou um mapeamento sistemático, através de uma amostragem não intencional e probabilística com 100 empresas que compõem a cadeia produtiva do turismo em Juiz de Fora (MG), complementada por dados qualitativos, relativos às razões de determinados tipos de comportamentos e práticas destas empresas. Esta cidade foi escolhida em razão de ser um dos destinos turísticos indutores do Estado de Minas Gerais, apresentando o terceiromaior fluxo turístico do Estado, além da conveniência de aplicação da pesquisa, por ser a base de atuação da maior parte dos membros envolvidos no projeto. Empiricamente, a cadeia produtiva em tela foi considerada a partir de todos os seus principais elos, a saber: meios de hospedagem, alimentação, agências de viagem, equipamentos culturais e transporte, conforme atividades características do turismo (IPEA, 2010). Sua análise foi realizada de forma sistemática a partir de seis blocos de questões, cada qual com uma bateria de perguntas, que no seu conjunto visavam produzir um “raio-x” da cadeia produtiva do turismo em Juiz de Fora. Neste artigo, em particular, devido à extensão e volume dos dados, nos ativemos à análise do subsetor de atrativos culturais. Os resultados deste segmento mostram que apesar de ter um faturamento médio anual de 3.6 milhões/ano, por empresa, o setor ainda carece de integração interorganizacional, o que nos leva a concluir que, se o setor fosse integrado estratégica e interorganizacionalmente, esse resultado poderia ser muito melhor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ÁLVAREZ, W. C.;PÉREZ, M. J. Metodología de análisis de cadenas productivas bajo el enfoque de cadenas de valor.Fundación CODESPA, 2011.
BOULLÓN, Roberto C. Os Municípios Turísticos. Trad. Carlos Valero. Bauru, SP: EDUCS, 2005. (Coleção Turismo). [Tradução de: Los Municípios Turísticos, Editorial Trilhas, Mex, 1990.]
BULL, A. La Economía del Sector Turístico.Editorial Alianza Económica, 1994.
CURY, R. Logística Aplicada ao Turismo. In: RUSCHMANN, Doris; SOLHA, Karina Toledo (org.). Turismo – Uma visão empresarial.São Paulo: Editora Mancle Ltda, 2003.p. 15-27.
DETONI, M. M. L. Operadores Logísticos. In: NOVAES, Antônio G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição- Estratégia, Operação e Avaliação.Campus, 2007. p. 335.
EMBRATUR, 18/12/2013. Disponível em: http://www.embratur.gov.br/piembratur/opencms/salaImprensa/noticias/arquivos/Turiso_injetou_US_61_bilhoes_n_econoi_te_novebro.html.Acesso em: 29 jan.2014.
FRIEDBERG, E. Les quatre dimensions de l’action organiseé. RevueFrançaise de Sociologie,Paris, v. 33, n. 4,1992.
GIL, Antônio C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6.ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE Cidades.Disponível em: http://www.cidades.ibge.gov.br/ xtras/temas.php?lang=&codmun=313670&idtema= 118&search=minasgerais|juiz-de-fora%C3% 8Dndice-de-desenvolvimento-humano-municipal-idhm- . Acesso em: 30 jan. 2014.
IPEA - INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. A Ocupação no setor turismo e sua Evolução: um panorama do Brasil e Regiões. In:Brasil em Desenvolvimento: Estado, planejamento e políticas públicas. Brasília: Ipea, 2010.
IPARDES - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Cadeia produtiva do turismo no Paraná: síntese do estudo. Curitiba: IPARDES, 2009.
LEIPER, N. The framework of tourism. Annals of Tourism Research,v. 6, n. 4, p. 390-470, 1979.
NOVAES, A. G. Canais de distribuição. In: ______. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição- Estratégia, Operação e Avaliação. Campus, 2007. p. 107-129.
ORGANIZAÇÃO DO TURISMO (OMT) (2014). Disponível em:http://media.unwto.org/es/pressrelease/2014-01-20/elturismo-internacional-supera-lasexpectativas-con-52-millones-llegadas-a. Acesso em: 30 jan. 2014.
PIMENTEL, T. D.; PIMENTEL, M. P. C. Planejamento e controle da produção no turismo: um ensaio. Revista Economia e Gestão, Belo Horizonte,v. 12, n. 28, p. 53-74, 2012.
PIMENTEL, T. D.; BARBOSA, J. S.; CARVALHO, F. C. C. de. Modelo para análise da Gestão da Produção no ambiente intra e interorganizacional do Turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento,Aveiro (Portugal), n.27/28, p.1563-1575, 2017.e-ISSN 2182-1453.
TREMBLAY, P. A Organização Econômica do Turismo. Annals of Tourism Research, v. 25, n.4, p.837-859, 1998.
VOLLMANN, T. E.; BERRY, W. L.; WHYBARK, D. C.; JACOBS, F. R. Sistemas de Planejamento e Controle da Produção para o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.São Paulo:Bookmann, 2006.

Downloads

Publicado

2020-04-08

Como Citar

Pimentel, T. D. (2020). Análise do segmento de atrativos culturais da cadeia produtiva do turismo de Juiz de Fora. Principia: Caminhos Da Iniciação Científica, 19(1), 18. https://doi.org/10.34019/2179-3700.2019.v19.30173

Edição

Seção

Artigos originais - Ciências Sociais Aplicadas