Minitabela Periódica Interativa

Divulgando a Química através de um objeto educacional

Autores

  • Eloi Teixeira César
  • Rita de Cássia Reis
  • Cláudia Sanches de Mello Aliane
  • Patrícia Abranches Geraldo
  • Loren Martins

DOI:

https://doi.org/10.34019/2179-3700.2018.v18.30162

Palavras-chave:

Tabela periódica interativa, Divulgação da Química, Centro de Ciências

Resumo

O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora é um órgão suplementar da Reitoria, tendo como principais objetivos a divulgação da Ciência e o de promover a formação inicial e continuada de professores em espaços nãoescolares de ensino.  A atual proposta pretende continuar e ampliar a realização de nossas atividades de divulgação relacionadas à classificação periódica dos elementos químicos. Para tanto, utilizaremos, como objetos educacionais, a Tabela Periódica Interativa e a Minitabela Periódica Interativa, ambas inteiramente produzidas e desenvolvidas no Centro de Ciências. Desta forma, podemos dividir as ações a serem executadas em dois grupos: o primeiro estará relacionado à Tabela Periódica Interativa. Este é um objeto fixo, que contém amostras reais de 83 elementos químicos, materiais do cotidiano e minerais relacionados aos elementos, e que fica em permanente exposição em um espaço específico no Centro de Ciências, o qual vem recebendo visitas desde 2009. A segunda ação refere-se à Minitabela Periódica Interativa, que tem também amostras reais de 83 elementos químicos, mas com o diferencial de ser em tamanho reduzido, o que permite o seu fácil deslocamento para Escolas, eventos de divulgação ou outros locais em que possa ser exposta com o intuito de permitir a interação com a tabela. Neste caso, pretendemos ter como foco principal o atendimento ao público escolar, disponibilizando as duas minitabelas para serem levadas para as escolas. Para tanto, iremos oferecer um curso de formação continuada de professores de Química e Ciências para posterior aplicação das atividades em suas respectivas salas de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALIANE, C. S. M. O Espaço não formal revisitado: discussões acerca da Educação Química. 2013. 134f. Dissertação (Mestrado em Química) – Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.
EICHLER, M. E DEL PINO, J.C. Computadores em Educação Química: Estrutura Atômica e Tabela Periódica. Química Nova, v. 23, n. 6, p. 835-840, 2000.
FREITAS, C.S. et al. Oficinas em Museus de Ciências: Uma Abordagem Não-Formal no Ensino de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (XV ENEQ), 15., 2010,Anais. Brasília: UNB. CD-ROM.
GOUVÊA, G. et al. Redes Cotidianas de Conhecimentos e Museus de Ciências. Parcerias Estratégicas, Educação e Meio Ambiente, Brasília, n. 11, p.169-174, 2001.
MARANDINO, M. Educação em Museus e Divulgação Científica. Comciência: Revista Eletrônica de Jornalismo Científico.2008. Disponível em:http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=37&id=441.Acesso em: 17 jan. 2014.

Downloads

Publicado

2020-04-07

Como Citar

César, E. T., Reis, R. de C., Aliane, C. S. de M., Geraldo, P. A., & Martins, L. (2020). Minitabela Periódica Interativa: Divulgando a Química através de um objeto educacional. Principia: Caminhos Da Iniciação Científica, 18(2), 9. https://doi.org/10.34019/2179-3700.2018.v18.30162

Edição

Seção

Artigos originais - Ciências Exatas e da Terra