Identidade e formação do administrador: o papel da empresa júnior
DOI:
https://doi.org/10.34019/2179-3700.2019.v19.29884Palavras-chave:
Trabalho gerencial, Educação superior, Identidade profissionalResumo
O artigo discute o papel da empresa júnior na formação profissional do Administrador e, consequentemente, na construção de sua identidade. A empresa júnior é a expressão de um movimento que vem ganhando força e adeptos ao longo do tempo, ancorada nos preceitos liberais de mercado, que preconizam a necessidade de profissionais preparados para dar conta dos desafios colocados às empresas. Tal perspectiva é suportada pelas diretrizes curriculares, que orientam a construção de currículos particulares, os quais, por sua vez, estimulam a criação de empresas juniores. Ao mesmo tempo em que os currículos tendem a se alinhar às diretrizes estabelecidas, em larga medida se afastam dos pressupostos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, no sentido de favorecer a formação crítica e reflexiva, privilegiando-se a formação técnica e tecnicista. A pesquisa foi realizada com gestores e ex-gestores de uma empresa júnior, cujos resultados mostram a predominância de um estereótipo de administrador incompatível com o discurso atual relativo ao gestor empreendedor.
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