Identidade e formação do administrador: o papel da empresa júnior

Autores

  • Angelo Brigato Ésther
  • Igor Porto David

DOI:

https://doi.org/10.34019/2179-3700.2019.v19.29884

Palavras-chave:

Trabalho gerencial, Educação superior, Identidade profissional

Resumo

O artigo discute o papel da empresa júnior na formação profissional do Administrador e, consequentemente, na construção de sua identidade. A empresa júnior é a expressão de um movimento que vem ganhando força e adeptos ao longo do tempo, ancorada nos preceitos liberais de mercado, que preconizam a necessidade de profissionais preparados para dar conta dos desafios colocados às empresas. Tal perspectiva é suportada pelas diretrizes curriculares, que orientam a construção de currículos particulares, os quais, por sua vez, estimulam a criação de empresas juniores. Ao mesmo tempo em que os currículos tendem a se alinhar às diretrizes estabelecidas, em larga medida se afastam dos pressupostos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, no sentido de favorecer a formação crítica e reflexiva, privilegiando-se a formação técnica e tecnicista. A pesquisa foi realizada com gestores e ex-gestores de uma empresa júnior, cujos resultados mostram a predominância de um estereótipo de administrador incompatível com o discurso atual relativo ao gestor empreendedor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AKRICH, Madeleine. From communities of Practice to Epistemic Communities: Health Mobilizations on the Internet. SociologicalResearch Online, v. 15, n. 2, p. 116-132, 2010. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.5153/sro.2152?journalCode=sroa. Acesso em: 10 dez. 2015.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CIAMPA, Antônio da Costa. Identidade. In: LANE, Silvia T. M.; CODO, Wanderley (org.). Psicologia social: o homem em movimento. 9. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.
CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO. Perfil, formação, atuação e oportunidades de trabalho do administrador: pesquisa nacional. 5. ed. Brasília: CFA, 2011.
FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2008.
FLICK, Uwe. Entrevista episódica. In: BAUER, Martin W., GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2003.
LIMA, Maria Elizabeth Antunes. O equívocos da excelência. Petrópolis: Vozes, 1996.
SENNETT, Richard. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006.
STRAUSS, Anselm. Espelhos e máscaras: a busca de identidade. São Paulo: EDUSP, 1999.

Downloads

Publicado

2020-03-06

Como Citar

Ésther, A. B., & David, I. P. (2020). Identidade e formação do administrador: o papel da empresa júnior. Principia: Caminhos Da Iniciação Científica, 19(1), 10. https://doi.org/10.34019/2179-3700.2019.v19.29884

Edição

Seção

Artigos originais - Ciências Sociais Aplicadas