Capacidade de suporte ambiental da Trilha do Tostão, Morro do Cristo, Juiz de Fora-MG, Brasil

Autores

  • Geraldo César Rocha
  • Ricardo da Silva Rocha
  • Lucas Pinheiro de Paula
  • Victor Almeida Biancardi

DOI:

https://doi.org/10.34019/2179-3700.2018.v18.29872

Palavras-chave:

Capacidade suporte, Trilha do Tostão, Morro do Cristo

Resumo

Este trabalho aborda a capacidade de suporte ambiental da chamada Trilha do Tostão, localizada em uma das áreas de significativa importância ambiental do centro da cidade de Juiz de Fora-MG, o chamado Morro do Cristo. Com base em metodologia consagrada calculou-se a Capacidade de Carga Física da trilha, para se definir o número máximo suportado de visitantes. Além disso, foi utilizado o método VIM (Visitor Impact Management) para se chegar ao Percentual Aceitável de Impacto (PAI) na trilha estudada. Concluiu-se que a trilha suporta visitas de 115 pessoas por dia, individualmente ou em grupos, totalizando 5 visitas diárias. A implementação e uso dessa trilha poderá incrementar a proteção ambiental da área, diminuindo riscos físicos e aumentando a percepção de riscos da comunidade e arredores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, F. L. Movimento de blocos rochosos: um estudo acerca do risco e sua percepção no Morro do Cristo em Juiz de Fora, MG.Dissertação de Mestrado (Pós-Graduação em Geografia) – Faculdade de Geografia, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015.
CASTRO, S. M. Estratégias, Políticas e Práticas para Reduzir o Risco de Perigos Naturais e a Vulnerabilidade. Disaster Preparedness Management. San Jose, Costa Rica, 2001.
CERRI, L. E. S; AMARAL, C. P. Riscos geológicos. In: OLIVEIRA, A. M. S; BRITO, S. N.A. (org.). Geologia de Engenharia. São Paulo: ABGE, 1998.
CIFUENTES, M. Determinacion de Capacidad de Carga Turistica em Areas Protegidas. Turrialba, Costa Rica, 1992.
LUPTON, D. Risk. New York. Routledge, 2009.
OLIVEIRA, A.M. Capacidade de Suporte e Trilha Interpretativa na Mata do Colégio dos Jesuítas, Juiz de Fora, MG: uma contribuição para o processo de ensino e aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia) –Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2007.
ROCHA, G. C. Riscos Ambientais: análise e mapeamento em Minas Gerais. Juiz de Fora: UFJF, 2005.
ROCHA, G.C.; ANDRADE, L.B; MARTINS, R.A. O estudo de um depósito de tálus como fator agravante em área de alto risco geológico em Juiz de Fora, MG. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, 15., 2013, Vitória. Anais…
SWENSON, G. Introduction to Risk Assessment. Risk Management in Community Development Planning. Gotemburgo, Suécia, SSPA, 1999.
TORRES, F.T.P.; MARTINS, S.V.; ROCHA, G.C. e PIRES, L.V. Mapeamento das ocorrências de incêndios em vegetação na cidade de Juiz de Fora, MG, sudeste do Brasil. SEMINÁRIO DA REDE INCÊNDIOS-SOLO, 1.; I SIMPÓSIO IBERO AFRO AMERICANO DE RISCOS, 1., 2015, Faro, Portugal. Anais... Editora da Universidade de Coimbra, 2015.
TRIBUNA DE MINAS. Turismo, escalada e risco ambiental. Opinião. Edição do jornal de 5 fev. 2002.
UNEP (United Nations Environment Programme). Hazard Identificaton and Evaluation in a Local Community. Technical Report, n. 12, Paris, 1998.
VEYRET, Y. Os riscos: o homem como agressor e vítima do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 2007.

Downloads

Publicado

2020-03-05

Como Citar

Rocha, G. C., Rocha, R. da S., de Paula, L. P., & Biancardi, V. A. (2020). Capacidade de suporte ambiental da Trilha do Tostão, Morro do Cristo, Juiz de Fora-MG, Brasil. Principia: Caminhos Da Iniciação Científica, 18(2), 12. https://doi.org/10.34019/2179-3700.2018.v18.29872

Edição

Seção

Artigos originais - Ciências Exatas e da Terra