A ditadura militar em tela: as (des)construções das identidades – uma leitura do filme Quase dois irmãos
Gisella Meneguelli de Sousa
Universidade Federal de Juiz de Fora
Natália Rompinelli de Rezende
Universidade Federal de Juiz de Fora
Alexandre Graça Faria
Universidade Federal de Juiz de Fora
Resumo
Este trabalho é parte do projeto de pesquisa “Representações da identidade cultural no Brasil contemporâneo”, o qual pretende construir, na perspectiva da crítica cultural contemporânea, um levantamento das estratégias de representações da identidade cultural no Brasil no momento em que as tendências globalizadoras começaram a entrar em tensão com as produções locais, período equivalente às três últimas décadas do século XX. Para a nossa análise, valemo-nos do filme Quase dois irmãos (2004), da cineasta Lúcia Murat, pois, no conjunto dos filmes analisados nesta pesquisa, é o que melhor consegue, em sua narrativa, representar a tensão entre identidade nacional e identidade cultural através de um projeto político nacional da classe média branca letrada e o surgimento das primeiras organizações criminosas no presídio de Ilha Grande no ano de 1970.