História e histórias no presente: configurações do saber histórico escolar em um currículo em mudança

Autores

  • Sonia Regina Miranda Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Fabiana Rodrigues de Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rita de Cássia Mesquita de Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/2179-3700.2010.v14.25509

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os frutos de um projeto de pesquisa, realizada entre os anos de 2007 e 2009 em Juiz de Fora-MG, cujo foco era uma escola do citado município, a Escola Municipal José Calil Ahouagi. Inserido no Grupo de Pesquisa História Ensinada, Memória e Saberes Escolares (PPGE-UFJF), o projeto buscou verificar - refletindo sobre pressupostos a metodologia da Pesquisa-Ação (ZEICHNER, 1998) ainda que sob bases de uma pesquisa participante- de que maneira os docentes dessa escola, que possui uma realidade de profunda reconfiguração curricular, reorganizam as bases fundamentais de seus saberes e práticas pedagógicas. Além disso, o texto buscará explicitar os frutos gerados por essa pesquisa, no que tange a participação de alunos em percurso de construção profissional, e o que um trabalho de iniciação científica pode proporcionar em termos de crescimento e inserção acadêmica após a conclusão dos cursos de graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-04

Como Citar

Miranda, S. R., Almeida, F. R. de, & Almeida, R. de C. M. de. (2018). História e histórias no presente: configurações do saber histórico escolar em um currículo em mudança. Principia: Caminhos Da Iniciação Científica, 14, 63–70. https://doi.org/10.34019/2179-3700.2010.v14.25509

Edição

Seção

Editorial