Educação bilíngue: processos de aquisição da linguagem e capacitação de profissionais especializados
DOI:
https://doi.org/10.34019/2179-3700.2011.v15.25497Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar a educação bilíngue em contexto formal de ensino de línguas de sociedades monolíngues bem como algumas das práticas observadas para o desenvolvimento dessa abordagem. Apresentaremos aqui um panorama dos aspectos que permeiam o desenvolvimento dos profissionais e alunos envolvidos nesse processo de aquisição de linguagem. Também estão presentes neste trabalho características pertinentes ao mundo atual que fizeram com que a perspectiva da educação bilíngue encerrasse a melhor opção de formação daquele indivíduo que estará diante de um fenômeno de globalização nunca antes observado. Com base nos estudos de Krashen (2003; 1982), Garcia (2009), Stryker & Leaver (1997), Mehisto et al (2008), Mejía (2002), Salgado (2008) e Myers-Scotton (2006), essa pesquisa discute questões tais como motivação, contexto de ensino, aspectos pedagógicos da abordagem e aquisição de línguas apresentados através das notas de campo colhidas das observações participantes feitas em uma instituição de ensino de línguas da cidade de Juiz de Fora/MG. A preocupação dessa instituição é oferecer aos alunos atividades em língua inglesa que visam a motivar a participação dos alunos e desenvolver neles autonomia e confiança quanto ao uso da língua. As notas de campo dos pesquisadores, que posteriormente foram expandidas, apresentam registros de abordagens por parte dos profissionais especializados, busca por motivação e interação dos estudantes, reações dos alunos face ao novo conhecimento apresentado, a manutenção da perspectiva de recriação constante de ambiente bilíngue entre outros aspectos. Esse trabalho também se propõe a elencar características básicas que permitam a compreensão de conceitos tais como bilinguismo e bilingualidade.Downloads
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Publicado
2018-07-04
Como Citar
Rocha, W. I., Silva, T. A. da, & Salgado, A. C. P. (2018). Educação bilíngue: processos de aquisição da linguagem e capacitação de profissionais especializados. Principia: Caminhos Da Iniciação Científica, 15, 85–92. https://doi.org/10.34019/2179-3700.2011.v15.25497
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