Estudo de técnicas de rastreamento do ponto de potência máxima de módulos fotovoltaicos atuando como fonte auxiliar de energia em veículos elétricos híbridos

Autores

  • Milena Bortolini Hell Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marcio B. P. Rodrigues IF Sudeste MG
  • Henrique Antônio Carvalho Braga Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/2179-3700.2012.v16.25476

Resumo

Neste trabalho, são analisadas e modeladas algumas características de painéis solares fotovoltaicos, visando tornar mais próxima da realidade a simulação computacional de circuitos conversores estáticos que permitam a utilização da energia solar fotovoltaica como fonte auxiliar de energia em veículos elétricos. A curva característica do modelo matemático de painel fotovoltaico obtido para um modelo específico é comparada com a curva fornecida pelo fabricante. São apresentados resultados de simulação computacional do sistema de controle da tensão de saída de um conversor CC-CC buck, visando sua aplicação na carga de baterias de um veículo elétrico. Adicionalmente, são discutidas características do método de rastreamento do ponto de potência máxima de painéis fotovoltaicos conhecidos como perturbação e observação.

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Publicado

2018-07-04

Como Citar

Hell, M. B., Rodrigues, M. B. P., & Braga, H. A. C. (2018). Estudo de técnicas de rastreamento do ponto de potência máxima de módulos fotovoltaicos atuando como fonte auxiliar de energia em veículos elétricos híbridos. Principia: Caminhos Da Iniciação Científica, 16, 36–45. https://doi.org/10.34019/2179-3700.2012.v16.25476

Edição

Seção

Editorial