Adolescer a enfermagem educando e promovendo saúde possibilidades de intervenção diante do fenômeno bullying e da vulnerabilidade às infecções sexualmente transmissíveis

Autores

  • Akilia Aparecida do Nascimento Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Bárbara Vargas de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Jamille Galil Toledo Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Quenfins Almeida Vieira Bisaggio Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marli Salvador Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Iêda Maria Ávila Vargas Dias Universidade Federal do Amazonas
  • Zuleyce Maria Lessa Pacheco Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/2179-3700.2013.v17.25447

Resumo

Estudo descritivo de natureza qualitativa, desenvolvido junto aos adolescentes participantes de um projeto de extensão universitária com interface na pesquisa denominado. Este projeto partiu da criação de um jogo de tabuleiro no qual os temas relacionados à saúde do adolescente puderam ser abordados e investigados. Os objetivos de nosso estudo foram: descrever um instrumento lúdico criado para subsidiar atividades de educação em saúde realizada no Projeto Adolescer, compreender as implicações do bullying na vida cotidiana do adolescente escolar e compreender a vulnerabilidade dos adolescentes às infecções sexualmente transmissíveis. A coleta de dados foi realizada utilizando a observação participante e técnica de grupo focal para atingir o primeiro e segundo objetivos e o método da associação livre de ideias direcionadas ao terceiro objetivo. A análise dos dados se baseou na técnica da análise temática ou categorial utilizada por Bardin, sendo construídas três categorias de análises. Os estudos desenvolvidos neste projeto nos permitiram ratificar a importância do lúdico, representado pela aplicação do jogo, como uma possibilidade de estabelecer comunicação efetiva com os adolescentes. O bullying, como uma forma de violência, está presente na vida dos alunos, embora na maioria das vezes ele apareça de forma velada nos depoimentos dos sujeitos que o vivenciam. Na interpretação dos discursos identificamos que o modelo educacional vivenciado por eles não é esclarecedor sobre o tema saúde sexual e reprodutiva na adolescência. Sendo assim, percebe-se como necessário o entrosamento entre os setores de educação e saúde na contribuição da saúde do adolescente escolar.

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Publicado

2018-05-03

Como Citar

Nascimento, A. A. do, Oliveira, B. V. de, Toledo, J. G., Bisaggio, Q. A. V., Salvador, M., Dias, I. M. Ávila V., & Pacheco, Z. M. L. (2018). Adolescer a enfermagem educando e promovendo saúde possibilidades de intervenção diante do fenômeno bullying e da vulnerabilidade às infecções sexualmente transmissíveis. Principia: Caminhos Da Iniciação Científica, 17, 125–134. https://doi.org/10.34019/2179-3700.2013.v17.25447

Edição

Seção

Editorial