A FORMAÇÃO LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DO CAp UERJ
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-7268.2019.v9.31334Resumen
Qual papel a escola vem desempenhando na formação leitora dos estudantes? Quais fatores incentivam a leitura? Como ela principia? Este artigo visa refletir tanto sobre estas questões quanto em relação ao perfil leitor dos educandos de Ensino Fundamental II e Médio do CAp UERJ a partir do levantamento de dados realizado por meio de produção textual, intitulada “autobiografia literária”, de modo a coletar relatos espontâneos oriundos de um mínimo de coordenadas, que forneçam dados mais precisos e fidedignos. Pensando o papel de um Colégio de Aplicação na nossa sociedade atual por meio da perspectiva da luta de classes e dos aparelhos ideológicos de Estado, pretende-se fornecer um panorama geral da formação de leitores para refletir sobre a possibilidade da construção de uma educação mais crítica, criativa e democrática.
Palavras-chave: CAp UERJ. Formação leitora. Leitura crítica. Política pedagógica. Libertação.