EXPERIÊNCIAS DE ATIVIDADES E REGÊNCIAS DE AULAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA “ENSINO DE SOCIOLOGIA”

Autores

  • Eva Aparecida da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2020.v10.31494

Resumo

Este relato vem apresentar experiências de atividades (formação da equipe, mapeamento sociocultural e ambiental, observação da prática de ensino de Sociologia, etc.) e de regências de aulas, em seus temas, metodologias e recursos didáticos, realizadas no âmbito do Programa Residência Pedagógica “Ensino de Sociologia”, em três escolas-campo de Ensino Médio da rede estadual de Araraquara/SP, no período de ago/2018 a nov/2019. Na primeira escola, o ensino da História da África e afro-brasileira norteou o diálogo com o currículo de Sociologia. Já na Educação de Jovens e Adultos foi abordada a importância da escolarização, a inserção e transformações no mundo do trabalhº Na segunda escola, as identidades nacional, social, cultural e juvenil foram alvo do debate, e, na continuidade, gênero, sexualidade e educação sexual. Na terceira escola, optou-se por aprofundar alguns temas do currículo, como consumº Logo, as regências de aulas possibilitaram o exercício da prática de ensino de Sociologia, na abordagem de diferentes temas, metodologias e recursos, contribuindo para a formação inicial e continuada de professores.

Palavras-chave: Aulas. Regências. Ensino de Sociologia. Residência Pedagógica.

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Biografia do Autor

Eva Aparecida da Silva

Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Campus Araraquara/SP.

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Publicado

2020-08-06

Edição

Seção

Relatos de Experiência