REUNIÕES PEDAGÓGICAS: A RESPONSABILIDADE COLETIVIZADA, O RISCO, O CORPO E O AFETO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-7268.2020.v10.31491Resumo
O presente relato pretende compartilhar o trabalho realizado nas Reuniões Pedagógicas, durante o Programa Residência Pedagógica – 2018/2019, no Instituto de Artes da UNESP. Constituída por 24 estudantes de Licenciatura em Arte-Teatro, Artes Visuais e Música, por duas coordenadoras e por convidados esporádicos, as reuniões pedagógicas vislumbraram a possibilidade de atuar como um espaço de pesquisa em temáticas que tangenciam o cotidiano escolar, mas que são comumente ignoradas pela formação na graduação. Buscar-se-á partilhar algumas das experiências que aconteceram nestas reuniões, que perpassaram por pilares como o da responsabilidade coletivizada, do risco, do corpo presente e do afeto, e que contribuíram para construir uma comunidade de aprendizagem engajada em repensar formas expansivas e potencializadoras de se entender a prática e a formação da professora e do professor.
Palavras-chave: Formação de professores. Reunião Pedagógica. Experiência.