A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COMO ESSÊNCIA NA PRÁXIS EDUCATIVA

Autores

  • Francisca de Fátima Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2020.v10.31489

Resumo

A base deste relato é a prática de uma intervenção pedagógica do subprojeto “Alfabetização e Letramento”, em complemento ao ensino da classe gramatical dos substantivos, mas de modo lúdico e diferenciado. Assim, esse trabalho foi desenvolvido em diversas etapas. Partindo de uma investigação para obter o diagnóstico da turma, de discussões com a professora regente, a fim de nos inteirarmos sobre os passos do projeto, da execução do projeto e, por fim, da avaliação final. Para isso, as principais concepções que orientaram a execução do projeto foram: as qualidades provenientes da convivência social, o aprendizado por meio de observações, as experiências adquiridas nos diversos ambientes acadêmicos e a prática na construção do conhecimento para a formação docente. Dessa forma, os métodos utilizados para o desenvolvimento das atividades foram pesquisas sobre o assunto, criação de atividades lúdicas para os alunos e o incentivo à participação. Enfim, o trabalho apresentou resultados sastisfatórios e certamente é uma prática que contribuiu muito para os alunos, bem como para a residente.

Palavras-chave: Intervenção pedagógica. Substantivo. Alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca de Fátima Oliveira

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Downloads

Publicado

2020-08-06

Edição

Seção

Relatos de Experiência