Jornal escolar

uma proposta para o protagonismo discente

Autores

  • Renata Cristina das Dores Alves

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2019.v9.28579

Resumo

0 presente texto discorre sobre a realizaqao de uma proposta de atividade interdisciplinar: a organizaggo de um jornal mural, ocorrida com alunos de turmas do oitavo ano do Ensino Fundamental, em uma escola publica. A produ§3o do jornal objetivou desenvolver entre os discentes uma maior participaggo em sua aprendizagem com a organizaggo de textos de circula§3o real. A proposta efetivou -se através da realizaggo de um projeto interdisciplinar (GUEDES et at., 2017) que envolveu docentes das diferentes disciplinas na organiza§ao do jornal. Como abordagem linguistica, assumiu-se a concep§ao interacionista da linguagem (ANTUNES, 2014). Além disso, discutiram-se formas de participa§ao ativa dos educandos em seus processos de aprendizagem, de maneira a propiciar o protagonismo juvenil (SILVA; ASINELLI-LUZ, sem data). 0s resultados do projeto interdisciplinar apontaram para maior adesao e participagao dos alunos nas tarefas de ensino e de aprendizagem, como também para a potencializagao do engajamento e autoria dos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-09-30