Um olhar sobre o cotidiano escolar

o eixo da oralidade nas práticas do(a) professor(a) alfabetizador(a) participante da formação do PNAIC em Santa Catarina

Autores

  • Maira Gledi Freitas Kelling Machado

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28535

Resumo

Visamos a contribuir com reflexões sobre o trabalho em sala de aula, com o desenvolvimento do eixo da oralidade, pois ela é, "dentre os quatro eixos, aquele a que menos a escola tem-se detido” (ANDRADE, 2015, p. 68). Com os resultados dessas primeiras análises, ainda que iniciais, pretendemos contribuir para a compreensão do que seria efetivamente o trabalho com a oralidade nos anos iniciais do ensino fundamental, no processo de formação de aprendizes do PNAIC, evidenciando possíveis indicativos de como relacionar a linguagem oral cotidiana das crianças aos gêneros orais e escritos como direito de aprendizagem. Ramos (1999), Travaglia (2000), Fávero et al (2005), Marcuschi (2001, 2003), Leal (2012) Araújo (2015) e Andrade (2015) têm se manifestado a favor do desenvolvimento de competências orais na escola. Embora as reflexões apresentadas neste trabalho sejam iniciais, no que se refere ao tratamento do eixo da oralidade das salas de aula, é notória a necessidade de se manter uma formação de fato continuada, para que professores possam refletir acerca de suas posturas pedagógicas frente aos desafios e à dificuldade da articulação do ensino da língua materna com as demais áreas do conhecimento.

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Publicado

2019-09-27