O SIMEC/SISPACTO/2014 e a 2ª edição da Ana/2014 em Mato Grosso
algumas inconsistências numéricas observadas
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28533Resumo
Este manuscrito tem como objetivo problematizar inconsistências observadas em relação ao quantitativo de alfabetizandos que realizaram as avaliações editadas no Sistema Integrado de Monitoramento e Controle (SIMEC)/Sistema de Monitoramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (SISPACTO) em 2014, comparadas as avaliações editadas via Instituto de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP)/Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA/2014). O artigo contextualiza aspectos de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada no âmbito de um estágio de pós-doutorado que investigou a progressão dos alfabetizandos de Mato Grosso matriculados no 3º ano do ciclo, publicizadas nos referidos Sistemas. Os dados que compõem o corpus da análise sinalizam, dentre outros aspectos que as inconsistências podem indicar a preocupação das instituições educativas em comprovar metas estabelecidas por organismos internacionais e nacionais, resultantes de amplas negociações, com vistas a assegurar melhores resultados estatísticos e melhores posições para o país em rankings mundiais.