Alfabetizadoras de Ouro Preto-MG e suas concepções de alfabetização e letramento a partir do PNAIC

Autores

  • Regina Aparecida Correa
  • Hércules Tolêdo Corrêa

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28530

Resumo

Este artigo teve como objetivo geral analisar as concepções acerca dos processos de alfabetização e letramento de cinco professoras alfabetizadoras do município de Ouro Preto – MG, as quais participaram da formação continuada no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, em 2013. De abordagem qualitativa, a investigação utilizou como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada. Os dados apontam que a unidade do PNAIC relacionada ao sistema de escrita alfabética e à consciência fonológica foi a que mais marcou as professoras e que houve certa dificuldade por parte delas em conceituar letramento e em descrever atividades em que este tenha sido trabalhado.

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Publicado

2019-09-26