Atuação do PIBID/letras no cenário educacional do sertão do PAJEÚ–PE

uma intervenção sob a ótica sociointeracionista na produção de um jornal escolar

Autores

  • Cláudia Roberta Tavares Silva
  • Dorothy Bezerra Silva da Brito

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28510

Resumo

Este artigo aborda a atuação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) nos anos de 2010 a 2015, vinculado à Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAST). Nesse período, o PIBID atuou em seis escolas da rede pública estadual no Sertão do Pajeú-PE, em específico, na cidade de Serra Talhada, e contemplou três eixos do processo ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, a saber: produção de texto, leitura de texto e análise linguística, indo na direção do que é proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Para tanto, a adoção da perspectiva sociointeracionista da linguagem, que traz consequências para o entendimento das concepções de sujeito, texto e leitura, foi crucial para o sucesso desse Programa, evidenciado por suas satisfatórias intervenções na produção de um jornal escolar.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

TEMA 2 – METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS