Literatura e o ensino no contexto do PIBID português
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28502Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir a relação entre literatura e ensino, a partir do relato de experiências de bolsistas de iniciação à docência do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), que fazem parte do Subprojeto Letras Português da UNESP de Assis. O foco do subprojeto é produzir atividades didático-pedagógicas a partir de textos literários para serem desenvolvidas em duas escolas parceiras que pertencem à rede pública estadual da cidade de Assis, Estado de São Paulo. Os referenciais teóricos para as reflexões empreendidas estão baseados em Cândido (2011; 1970); Cosson (2014); Silva (2007) e outros autores que discutem a questão da formação docente para o trabalho com textos literários no contexto escolar e suas implicações nas práticas de sala de aula. A análise das vinhetas narrativas produzidas pelos bolsistas trata das reais dificuldades enfrentadas durante a execução das atividades. Ao mesmo tempo, os relatos trazem indícios de que projetos de iniciação à docência são fundamentais para a criação de um espaço de discussão do papel formador da literatura na constituição de sujeitos autônomos e críticos. Os resultados têm apontado que a grande contribuição do projeto está no percurso que cada um dos envolvidos traça ao se engajarem nas atividades.