O PIBID pedagogia da UENF

estímulo à autoria pela escrita solidária

Autores

  • Rysian Lohse Monteiro
  • Eliana Crispim França Luquetti

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28484

Resumo

O objetivo desse trabalho é abordar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como política pública de formação inicial docente, a partir da descrição do processo de estímulo à autoria do projeto PIBID Escrita Solidária no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). A metodologia utilizada é a documental e bibliográfica na medida em que recorre aos questionários, arquivos de registros de vídeos e de relatórios do PIBID Pedagogia e os interpreta conforme os conceitos utilizados pela pedagogia da autoria. Como resultado do processo descrito pode-se afirmar que a autoria tem um impacto positivo na formação inicial dos estudantes de pedagogia de forma crítica e criativa, incentivando o uso integrado de múltiplas linguagens, o respeito à pluralidade e à construção coletiva, reconhecendo alunos e professores como sujeitos ativos da aprendizagem.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

Tema 9: LETRAMENTOS, GÊNERO E SEXUALIDADE