Pedagogia de projetos de aprendizagem e a experiência do jovem
possibilidades de compreensão do ensino da lingua portuguesa em tempos de convergências e tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28480Resumo
Este texto tem por objetivo fomentar a reflexão acerca do ensino da língua portuguesa por meio da pedagogia de projetos de aprendizagem através de roteiros de pesquisa preparados pelos educadores de uma escola em Cotia, São Paulo, Brasil. Para isso discutem-se outras formas escolares de relações sociais (PAULUS, 2013), diluição das fronteiras entre sociedade e escola (SANTAELLA, 2007, SERRES, 2013, BRUNO, 2016), o debate acerca das práticas de leitura e escrita segundo Marcuschi (2005), Coscarelli (2007), Ramal (2002). Como opção metodológica está a concepção de linguagem, experiência e narrativa de Connelly e Clandinin (1995), Larrosa (1995, 2006, 2015). Os resultados aqui apontados revelam os desafios da produção do conhecimento em tempos de convergências e tecnologias.