A coconstrução de sentidos e a imaginação em práticas de leitura ancoradas nos gêneros textuais
análise de uma proposta para o 4º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28462Resumo
A partir de uma perspectiva pragmática da linguagem, inspirado pelas teorias de letramentos (KLEIMAN, 2007; STREET, 2014 [1995]) e gêneros textuais (MARCUSCHI, 2008; BHATIA, 2001 [1997]; BAKHTIN, 2011; SCHNEUWLY e DOLZ, 2011 [2004]); este artigo pretende promover uma análise da fala-em-interação em sala de aula. A atividade de leitura posta em andamento na aula abriu espaço para investigar como o processo de coconstrução de sentidos sobre um texto próprio do gênero jornalístico desperta a imaginação e amplia o trabalho com o texto escrito. Os resultados mostraram que uma proposta de aula, inspirada na arte de brincar com a produção de sentidos de um texto, conseguiu um engajamento maior das crianças; não reduziu a prática de leitura a exercícios de “copiar e colar”, e permitiu a coprodução de significados, orientando a imaginação de modo a estimular o processo de ensino e aprendizagem.