Práticas de leitura e de escrita

o desafio do letramento

Autores

  • Paola Cordeiro Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28459

Resumo

O estudo aqui apresentado teve como uma das questões de partida, refletir quais as características e concepções de letramento subjacentes à concepção de processo ensino-aprendizagem de uma determinada escola. Como um estudo de caso etnográfico, torna-se relevante repensar o cotidiano escolar e a prática pedagógica, já que parte da prática e à prática retorna, ressignificando-a teoricamente. Na escola pesquisada, observamos uma perspectiva tradicional mecanizada do processo de ensino e aprendizagem, baseada numa fundamentação comportamentalista e descontextualizada. Destacamos, ainda, uma perspectiva redutora do papel da linguagem no processo de ensino e aprendizagem, com a leitura, colocada como castigo, e a escrita, vinculada a esforço manual da caligrafia, relacionando-as ao desprazer e promovendo atitudes de rejeição.

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Publicado

2019-09-27