O papel da variação linguística no ensino de língua portuguesa
a importância da elaboração de sequências didáticas no transporte da teoria para a prática da sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28435Resumo
Este trabalho, resultado do projeto intitulado “O papel da variação linguística no ensino de Língua Portuguesa” (CARRARA, 2016) tem como objetivo avaliar a relevância da temática variação linguística para o ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental II. Utilizou-se, para isso, da noção metodológica oriunda da Linguística de Corpus e da proposição de sequências didáticas (CARDOSO, FERREIRA, TEIXEIRA, 2006; REIS, GUIMARÃES, SANTOS, 2006). Como referencial teórico elegeu-se Bagno, 2002, 2004, 2007; Dionísio, Machado, Bezerra, 2010; Dolz, Noverraz, Schneuwly, 2004; Miranda, 2006; Soares, 2017; Rosa, 2012; Neves, 2013; Bakhtin, 2003; Marcuschi, 2008; Marcuschi, Xavier, 2010; Rojo, Barbosa, 2015; além dos PCN do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa.