Mapeamento local dos materiais didáticos e competências pedagógicas voltadas para inclusão

o caso da UFV

Autores

  • Carolina Macedo Lopes
  • Camila Aparecida Carneiro Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28426

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo mapear tecnologias e metodologias de ensino acessíveis a deficientes visuais, cegos, surdos e deficientes auditivos desenvolvidas dentro da Universidade Federal de Viçosa. Partiu-se de um mapeamento por redes de pessoas, tal como sugere Barnes (1987) e, concomitante, desenvolveu-se um trabalho de campo dentro da instituição. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com envolvidos na temática da inclusão. O material encontrado foi catalogado, seja ele tecnológico ou não. A partir da análise dos relatos dos profissionais contactados, concluiu-se que há uma disparidade na existência de materiais e de competências didáticas para os respectivos públicos. Constatou-se uma quantidade mais ampla de recursos para alunos surdos comparando-se aos alunos cegos.

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Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

Tema 1: TECNOLOGIAS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MULTILETRAMENTOS