Ensino da língua portuguesa no contexto das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC’S)

uma análise dos discursos docentes propostos nos blogs educativos

Autores

  • Edmilson Francisco
  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28424

Resumo

Os blogs se tornaram populares nos últimos anos e são utilizados para fins educacionais no World Wide Web. Este artigo reflete sobre a utilização da língua e linguagem nos blogs para construção de aprendizagens e aprimoramento linguístico. O estudo se caracteriza como exploratório-descritivo e de base qualitativa. Analisou-se as características das postagens em 2 (dois) blogs abertos direcionados ao ensino de língua materna e formação de professores. Os conceitos teóricos bakhtinianos sobre tema, forma de composição e estilo sustentaram a análise. Constatou-se nos blogs a existência de tema, forma de composição e estilo, enquanto gêneros digitais, e a necessidade de se adequar o ensino da língua ao meio digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

Tema 1: TECNOLOGIAS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MULTILETRAMENTOS