Adolescentes, desenvolvimento humano e cibercultura

as vivências dos jovens em formação e o ambiente comunicacional contemporêneo

Autores

  • Sebastião Gomes de Almeida Júnior

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28423

Resumo

Pesquisa piloto de doutorado em curso com adolescentes no contexto da cultura digital. No estudo são abordadas questões relativas às tecnologias digitais em interface com o desenvolvimento humano. Tendo como referencial teórico-metodológico a abordagem histórico-cultural, a investigação se fundamenta no conceito de vivência (perejivanie), de Lev Semionovitch Vigotski. Busca-se compreender de que modo os adolescentes potencializam seu desenvolvimento na apropriação de instrumentos e signos culturais, mediados pelos dispositivos tecnológicos da cibercultura. Mediante entrevistas semi-estruturadas em uma perspectiva dialógica, são explorados “mapas vivenciais” com quatro sujeitos com idades entre 12 e 16 anos. As formulações teóricas de pesquisa se articulam com autores que abordam as redes sociotécnicas na atualidade.

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Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

Tema 1: TECNOLOGIAS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MULTILETRAMENTOS