Dos letramentos aos multiletramentos

uma evolução das sociedades humanas

Autores

  • Letícia Campos Silva
  • Sandra Mara Pereira Martins

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28422

Resumo

Neste artigo, buscamos apresentar algumas reflexões sobre as teorias dos multiletramentos na formação inicial de pedagogos, a fim de observar novas práticas de letramentos (ROJO, 2014). Para isso, verificamos as teorias que sustentam tal discussão, identificamos aspectos que giram em torno dos multiletramentos e investigamos se cursos de Pedagogia de cinco Universidades Federais de Minas Gerais contemplam, em suas ementas, referências a esse tema. Para tal, foi realizada uma pesquisa de análise de documentos disponibilizados virtualmente pelas instituições, a qual apontou que a promoção de cursos de licenciatura pautados em um ensino que efetivamente contribua para a formação crítica, reflexiva e cidadã de pedagogos (ORLANDO; FERREIRA, 2013) é essencial para transformar as sociedades.

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Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

Tema 1: TECNOLOGIAS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MULTILETRAMENTOS