À procura da carta roubada
experiências de leitura literária na educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28305Resumo
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior –Brasil (CAPES) –Código de Financiamento 001 e objetivou propor uma estratégia pedagógica para estreitar a relação entre o aluno do ensino fundamental, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), e o texto literário, através da leitura do conto “A carta roubada”, de Edgar Allan Poe. A literaturaé tratada como prática social e direito dos educandose, para alcançar os objetivos, lançamos mão deestratégias embasadas teoricamente que provocassem uma experiência literária. Diante dessas questões, levantou-se uma discussão teórica em torno do conceito de leitura e da figuração da literatura na escola, através das postulações de autores como Isabel Solé (1998), Michele Petit (2008), Vincent Jouve (2002). Sobre a narrativa policial, temos um arcabouço teórico em Sandra Reimão (1983)eBoileau e Narcejac (1991). As atividades realizadas com os alunos seguiram as propostas de Isabel Solé (1998).