Arqueologia da religião
Integração teórica e implicaçãoes metodológicas no estudo das materialidades religiosas: Morgan, Meyer, Gell e Latour
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-6296.2025.v28.49356Palavras-chave:
ciência da religião, arqueologia da religião, materialidade religiosa, religião material, mediação sensorialResumo
Este artigo investiga a interseção entre Ciência da Religião e Arqueologia, explorando a materialidade religiosa como um elemento central na compreensão das experiências sagradas. Fundamentado nas teorias de David Morgan, Birgit Meyer, Alfred Gell e Bruno Latour, o estudo analisa como objetos, símbolos e espaços religiosos atuam como agentes mediadores da relação entre os fiéis e o sagrado. A partir da perspectiva da Religião Material, discute-se como a materialidade não apenas reflete crenças, mas também as constitui e transforma. O objetivo é demonstrar que a análise das materialidades religiosas expande os horizontes metodológicos da Ciência da Religião, reforçando seu caráter interdisciplinar e destacando a Arqueologia como um campo essencial para essa investigação.
Downloads
Referências
BARBOZA DE SOUZA, C. F. O sufismo como dimensão mística do Islã. Dialnet, 2014. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4740572.pdf. Acesso em: 12 mar. 2025.
BARBOZA DE SOUZA, C. F. Sufismo: uma mística que busca o equilíbrio. Revista IHU Online, 2015. Disponível em: https://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/2701-carlos-frederico-barboza-de-souza-3. Acesso em: 12 mar. 2025.
DAVID, N.; KRAMER, C. Ethnoarchaeology in Action. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
GELL, A. Art and Agency: An Anthropological Theory. Oxford: Clarendon Press, 1998.
INSOLL, T. The Archaeology of Islam. Oxford: Blackwell, 2011.
LATOUR, B. Pandora’s Hope: Essays on the Reality of Science Studies. Cambridge: Harvard University Press, 1999.
LATOUR, B. Reassembling the Social: An Introduction to Actor-Network Theory. Oxford: Clarendon Press, 2005.
LOUNDO, D.; LEMOS, G. (Org.). A Índia no Brasil: Doze Anos do Núcleo de Estudos em Religiões e Filosofias da Índia. 1ª ed. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2023.
NOGUEIRA MARTINS, R.. Candomblé e Islã: A Religião Material como Legado Malê no Terreiro do Bogum, Salvador, Bahia. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023.
NOGUEIRA MARTINS, R.. Arqueologia e Religião: possibilidades para uma interpretação das materialidades religiosas através de David Morgan e Alfred Gell. Revista Caminhos, Goiânia, v. 21, n. 3, p. 928-933, set./dez. 2023.
NOGUEIRA MARTINS, R.. Religião Material e morte: A fotografia como materialidade do culto à ancestralidade no Terreiro do Bogum, Salvador, Bahia. Anais Dos Simpósios Da ABHR. 2024. https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/2347
MEYER, B. Mediation and the Genesis of Presence: Toward a Material Approach to Religion. Religion and Society, v. 3, n. 1, p. 1-29, 2012.
MORGAN, D. The Sacred Gaze: Religious Visual Culture in Theory and Practice. Berkeley: University of California Press, 2005.
MORGAN, D. Religion and Material Culture: The Matter of Belief. New York: Routledge, 2010.
PASSOS, J. D.; USARSKI, F. Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas, Paulus, 2013.
RENFREW, C. Prehistory: The Making of the Human Mind. New York: Modern Library, 2007.
SOUZA, P. R. Materialidade Religiosa e Experiência Sensorial: Um Estudo sobre o Papel dos Objetos nas Práticas Religiosas Contemporâneas. São Paulo: Loyola, 2018.
USARSKI, F. Upāya e os meios hábeis no Budismo. Estado da Arte, 2022. Disponível em: https://estadodaarte.estadao.com.br/filosofia/upaya-frank-usarski. Acesso em: 12 mar. 2025.
VERGER, P. Orixás: Deuses Iorubás na África e no Novo Mundo. Salvador: Corrupio, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O envio de artigo implica automaticamente a cessão dos direitos autorais à Numen, que não se obriga a devolver os originais das colaborações examinadas e revisadas. Numen reserva-se todos os direitos autorais dos artigos publicados, inclusive artigos traduzidos, contudo, mediante solicitação, pode autorizar sua posterior reprodução desde que citada a fonte. Pela cessão do direito autoral, os autores e as autoras recebem dois exemplares; autores e autoras de resenhas recebem um exemplar do respectivo número.
- Artigos que não seguirem as normas formais de apresentação aqui especificadas serão devolvidos para posterior adequação pelos seus autores.
- Os artigos publicados na Numen são de total responsabilidade dos respectivos autores e autoras.
- O envio de artigo implica automaticamente a cessão dos direitos autorais à Numen, que não se obriga a devolver os originais das colaborações examinadas e revisadas. Numen reserva-se todos os direitos autorais dos artigos publicados, inclusive artigos traduzidos, contudo, mediante solicitação, pode autorizar sua posterior reprodução desde que citada a fonte. Pela cessão do direito autoral, os autores e as autoras recebem dois exemplares; autores e autoras de resenhas recebem um exemplar do respectivo número.
- Artigos não enquadrados nas normas de apresentação especificadas serão devolvidos para posterior adequação pelos seus autores e autoras.
- Os artigos publicados na Numen, no que diz respeito ao conteúdo, correção lingüística e estilo, são de total responsabilidade dos respectivos autores e autoras.

