Distopias apocalípticas segundo Iron Maiden:

representações religiosas na canção Revelations

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2022.v25.39475

Resumo

O presente texto tem por objetivo analisar a canção Revelations da banda britânica de Heavy Metal Iron Maiden. A música faz parte do álbum Piece of Mind e apresenta uma grande diversidade temática com destaque para eventos históricos, guerras e a predominância de narrativas religiosas e místicas. Especificamente Revelations é composta por camadas que conjugam tradições cristãs, o esoterismo e a mística de Aleister Crowley e elementos de tradições egípcias e hindus. Porém, o foco da análise considera a canção uma composição de predomínio distópico, com certa semelhança com a literatura apocalíptica, distopia como uma das categorias de análise da referida canção. Assim, o que se revela na canção é uma crítica e denúncia da opressão e violência quando sistemas hegemônicos de poder instrumentalizam a religião para fins de dominação. Espera-se que o texto contribua para que a área de Ciências da Religião, em sua transdisciplinaridade, possa dialogar mais amplamente com as formas artísticas musicais, em particular com o gênero do rock/heavy metal, na sua força representativa de problematizar a realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-06-02

Como Citar

DOS SANTOS GOMES, N.; SOLDATI REIS, G. .; ABRÃO, D. . Distopias apocalípticas segundo Iron Maiden: : representações religiosas na canção Revelations. Numen, [S. l.], v. 25, n. 2, 2023. DOI: 10.34019/2236-6296.2022.v25.39475. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/39475. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Religião & Música