A vingança e o sagrado no filme “Abril Despedaçado”: uma análise segundo o teórico René Girard

Autores

  • Maiara Rubia Miguel

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2018.v21.22118

Palavras-chave:

sagrado, vingança, cinema, religião

Resumo

Compreender que os símbolos e as metáforas presentes em uma produção audiovisual desvelam algum sentido primordial e mais profundo é uma forma de apreender como os significados são construídos no mundo, bem como o sentido do religioso derivada dessa construção. Sublinhar esses símbolos e metáforas presentes no filme Abril Despedaçado (2001) de Walter Salles, por intermédio dos sons, enquadramento, luzes e diálogo entre as personagens, para compreender o sentido do sagrado e sua respectiva relação para com o ciclo de vingança da narrativa em questão é o que se objetiva nesse artigo. Para tanto, será articulada a teoria do francês René Girard (1923-2015), presente em seu livro A violência e o sagrado (1990), possibilitando, assim, a articulação entre os temas da vingança, religião, sagrado e cinema. Sendo assim, metodologicamente, será apresentada o enredo, narrativa, símbolos e metáforas espaço-temporais do filme afim de evidenciar a relação para com a teoria girardiana, em vista do refletir da seguinte questão: como o sagrado é manifesto na adaptação cinematográfica Abril Despedaçado (2001) de Walter Salles?

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Publicado

2019-02-06

Como Citar

MIGUEL, M. R. A vingança e o sagrado no filme “Abril Despedaçado”: uma análise segundo o teórico René Girard. Numen, [S. l.], v. 21, n. 1, 2019. DOI: 10.34019/2236-6296.2018.v21.22118. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/22118. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Cultura Visual e Religião