Uma trilha sonora para o fim dos tempos

escatologia bíblica e apocalipses seculares nas canções do Black Sabbath (1970-1971)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2022.v25.39465

Resumen

A banda inglesa Black Sabbath representou um marco na história da música apresentando ao mundo, no início dos anos 1970, uma sonoridade e temáticas líricas sombrias e pesadas, dando origem ao heavy metal. Procuramos analisar, neste texto, a presença de elementos bíblicos, mais especificamente, escatológicos nas canções de seus três primeiros álbuns. Na primeira seção, apresentamos algumas questões teóricas e metodológicas sobre a música como objeto de pesquisa no campo dos estudos de religião. Na sequência, buscamos discutir o contexto histórico e cultural do final dos anos 1960, dentro do qual a obra do Black Sabbath deve ser compreendida. Nas últimas duas seções, nos dedicamos à análise da produção musical da banda no início dos anos 1970. Primeiramente, analisando as características do trabalho levando em conta sonoridade instrumental, performance, letras, contexto histórico e crenças compartilhadas com o público. Por fim, analisamos os elementos bíblicos e escatológicos presentes nas letras de algumas músicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniel Rocha, PUC Minas

Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em História (UFMG) e Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Atualmente, é bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES, realizando sua pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), atuando como Professor Colaborador. Professor do curso de Teologia do Instituto Santo Tomás de Aquino. Foi professor substituto no Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) durante quatro semestres (2014-2015) e do departamento de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) em 2018. É membro da Associação Nacional de Professores e Pesquisadores de História das Américas (ANPHLAC) e da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR), da qual já foi membro da diretoria executiva nacional (2011-2015). Integra os seguintes grupos de pesquisa registrados no CNPQ: Rede de Estudos de História dos Estados Unidos; e Grupo de Pesquisa Religião, Pluralismo e Diálogo. Tem experiência na área de História (com ênfase em História da América e História Contemporânea) e Ciências da Religião. Principais áreas de pesquisa: História dos Estados Unidos, História do Protestantismo e Fundamentalismo religioso.

Publicado

2023-06-02

Cómo citar

ROCHA, D. Uma trilha sonora para o fim dos tempos: escatologia bíblica e apocalipses seculares nas canções do Black Sabbath (1970-1971). Numen, [S. l.], v. 25, n. 2, 2023. DOI: 10.34019/2236-6296.2022.v25.39465. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/39465. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Seção temática: Religião & Música