UMA LEITURA DO BATISMO CRISTÃO A PARTIR DE IGREJAS PENTECOSTAIS NA PERIFERIA DE VITÓRIA-ES

Autores/as

  • David Mesquiati de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões Faculdade Unida de Vitória (UNIDA)
  • Gustavo Vargas Faculdade Unida de Vitória

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2022.v25.22134

Palabras clave:

Pentecostalismo, Periferia, Batismo, História da igreja

Resumen

Esse artigo utiliza dados coletados de uma pesquisa de campo realizada na periferia da cidade de Vitória, capital do Espírito Santo (Brasil), no final do ano de 2015. Foram mapeados 41 templos em uma avenida que corta a principal periferia da cidade, sendo a maioria deles, templos de igrejas pentecostais. O objetivo do texto foi indagar líderes e membros dessas igrejas sobre o batismo cristão e analisar como essa percepção estaria alinhada com a tradição cristã ocidental. Foram realizadas treze entrevistas em seis templos pentecostais que apontaram para a estreita relação desses grupos com a noção geral de batismo cristão, e ao mesmo tempo, destacou as especificidades da religiosidade pentecostal na percepção dessa prática. A amostragem não é representativa dos pentecostalismos da região. Apenas serve para sinalizar alguns aspectos importantes em relação ao pentecostalismo na periferia capixaba.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

David Mesquiati de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões Faculdade Unida de Vitória (UNIDA)

Doutor em Teologia (PUC-Rio), professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória (PPGCR-UNIDA). Tem estudos de pós-doutorado em Teologia na PUC-Rio e na Faculdades EST.

Gustavo Vargas, Faculdade Unida de Vitória

Mestrando em Ciências das Religiões no PPGCR da Faculdade Unida de Vitória.

Publicado

2023-06-02

Cómo citar

MESQUIATI DE OLIVEIRA, D.; VARGAS, G. UMA LEITURA DO BATISMO CRISTÃO A PARTIR DE IGREJAS PENTECOSTAIS NA PERIFERIA DE VITÓRIA-ES. Numen, [S. l.], v. 25, n. 2, 2023. DOI: 10.34019/2236-6296.2022.v25.22134. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/22134. Acesso em: 22 nov. 2024.