A espiritualidade da arte celta: estudo do Escudo de Battersea sob a ótica Panofskyana

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2018.v21.22123

Palabras clave:

Arte, Espiritualidade, Celta

Resumen

O artigo explora o tema: arte religiosa presente na produção artística céltica. Sabe- se que no período auge dos povos célticos, a ideia de arte e religião não era delineada como hoje. Sua produção de artefatos, armamentos de guerra, dentre outros, não estavam desvinculados das noções de espiritualidade e culto aos Deuses. O objetivo central deste trabalho é compreender como a cosmovisão religiosa dos povos celtas está representada na produção do Escudo de Battersea, através da aplicação da iconologia Panofskyana: do sentido primário ou natural; secundário ou convencional e intrínseco ou conteúdo. Conclui-se, que há uma intencionalidade religiosa nos artefatos célticos, assim como tudo no cotidiano desses povos era norteado pelo culto aos Deuses e sua cosmovisão espiritual.

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Biografía del autor/a

Maria Roseli Sousa Santos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Departamento de Filosofia e Ciências Sociais. Ciências da Religião, Professora Adjunto III

Lidia da Costa Valle, Universidade do Estado do Pará

Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciencias Sociais e Educação, Curso de Mestrado em CIências da Religião; Mestranda do Curso em Ciências da Religião

Willa da Silva Prazeres, Universidade do Estado do Pará

Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciencias Sociais e Educação, Curso de Mestrado em CIências da Religião; Mestranda do Curso em Ciências da Religião

Publicado

2019-02-06

Cómo citar

SOUSA SANTOS, M. R.; VALLE, L. da C.; PRAZERES, W. da S. A espiritualidade da arte celta: estudo do Escudo de Battersea sob a ótica Panofskyana. Numen, [S. l.], v. 21, n. 1, 2019. DOI: 10.34019/2236-6296.2018.v21.22123. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/22123. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Seção Temática: Cultura Visual e Religião