Filosofia e teologia em Heidegger. Notas sobre a conferência "Fenomenologia e teologia" de 1927
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-6296.2014.v17.21983Resumen
É possível encontrar ao menos três concepções de teologia no pensamento de Heidegger. A teologia é entendida como dizer mítico-poético dos deuses, como componente da noção de metafísica (onto-teo-logia) e, ainda, como hermenêutica da fé. Esse ensaio tem por objetivo, a partir da conferência Fenomenologia e teologia (1927), desenvolver esta última compreensão. Argumenta-se que teologia, tal como Heidegger concebe nesse texto, é hermenêutica da existência na fé, que lida com o que é crido. Assim, a teologia é ciência positiva autônoma que tem por tema a existência cristã e por finalidade a auto-clarificação da fé. Uma vez que a fé pressupõe uma ontologia, a filosofia pode auxiliar a teologia no sentido de clarificar seus conceitos, funcionando como corretivo ontológico. Mas, isso não permite que se afirme a existência de uma filosofia cristã ou mesmo que se admita certa interferência da filosofia nos desenvolvimentos do pensamento teológico. Essa concepção de Heidegger, entretanto traz alguns problemas, dentre os quais se destacam dois: uma vez que a teologia se legitima a partir da fé, qual o critério capaz de evitar a arbitrariedade no discurso teológico? Se a teologia é autônoma em relação à filosofia, como explicar as articulações entre filosofia e teologia verificáveis (e reconhecidas pelo próprio Heidegger) no decorrer da história?
PALAVRAS-CHAVE: Teologia. Filosofia. Heidegger. Cristianismo.
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