Religião, Temporalidade e Corporeidade em Kierkegaard / Religion, Temporality and Corporeity in Kierkegaard

Autores/as

  • Jonas Roos

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2014.v17.21956

Resumen

RESUMO

o texto argumenta que religião, no entendimento de Kierkegaard, não é fuga ou negação do temporal, mas um processo de tornar-se si mesmo que acontece em relação com um entendimento específico de temporalidade. O conceito de
temporalidade, como desenvolvido em Temor e tremor e em Migalhas filosóficas, será fundamental para a compreensão da dialética existencial como elaborada em A doença para a morte. Mostrar-se-á que tornar-se si mesmo é efetivar o próprio espírito enquanto síntese psicossomática, o que estabelece um entendimento específico da relação entre religião, temporalidade e corporeidade.

Palavras-chave: Religião; temporalidade; finitude, corporeidade; tornar-se si mesmo.

ABSTRACT

The text argues that religion, in Kierkegaard’s understanding, is not an escape or denying of the temporal, but a process of becoming oneself that happens in relation with a specific understanding of temporality. The concept of temporality,
as developed in Fear and Trembling and in Philosophical Fragments, will be a fundamental aspect for understanding the existential dialectics as elaborated in The Sickness unto Death. It will be shown that becoming oneself means to actualize
one’s own spirit as a psychosomatic synthesis, what sets a specific understanding of the relation between religion, temporality and corporeality.

Keywords: Religion; temporality; finitude, corporeality; ecoming oneself.

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Publicado

2014-12-03

Cómo citar

ROOS, J. Religião, Temporalidade e Corporeidade em Kierkegaard / Religion, Temporality and Corporeity in Kierkegaard. Numen, [S. l.], v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.34019/2236-6296.2014.v17.21956. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/21956. Acesso em: 16 may. 2024.

Número

Sección

Artigos