Ensino religioso, tolerância e cidadania na escola pública
Palabras clave:
Ensino Religioso, (In)tolerância, Religião, Modernidade, DemocraciaResumen
Resumo
Este artigo propõe que a qualidade do Ensino Religioso (ER) não-proselista para a escola pública laica é promover educação para a cidadania plena. Com base numa breve discussão sobre tolerância/intolerância à luz de evidências próprias ao campo religioso brasileiro, propomos articular as noções de violência e cidadania, entendendo-as como valores das sociedades contemporâneas (formulados em consequência do Iluminismo). Interessa-nos o desafio de fazer dessa reflexão político-filosófica que mobiliza evidências da vida social, uma espécie de subsídio pedagógico para o debate em sala de aula, mediado pelo educador do Ensino Religioso, sobre os limites da tolerância e da intolerância.
Palavras-chave: Ensino Religioso; (in)tolerância; religião; modernidade; democracia.
Abstract
This article proposes that the quality of religious studies no-proselytist to the laic public school is to promote the education for the total citizenship. Founded on brief discussion on tolerance/intolerance and in the light of typical evidences from religious field Brazilian, we proposes speak about the notions of violence and citizenship and understand them like values of contemporaneous societies (elaborated in consequence of Enlighment).We interested on the challenge of todo this political philosophic reflection that mobilizes evidences from social life, an kind of pedagogic subsidy to the debate in class room, mediated by professor of religious education on the limits of tolerance and intolerance.
Keywords: Religious Education; (in)tolerance; religion; modernity; democracy.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- O envio de artigo implica automaticamente a cessão dos direitos autorais à Numen, que não se obriga a devolver os originais das colaborações examinadas e revisadas. Numen reserva-se todos os direitos autorais dos artigos publicados, inclusive artigos traduzidos, contudo, mediante solicitação, pode autorizar sua posterior reprodução desde que citada a fonte. Pela cessão do direito autoral, os autores e as autoras recebem dois exemplares; autores e autoras de resenhas recebem um exemplar do respectivo número.
- Artigos que não seguirem as normas formais de apresentação aqui especificadas serão devolvidos para posterior adequação pelos seus autores.
- Os artigos publicados na Numen são de total responsabilidade dos respectivos autores e autoras.
- O envio de artigo implica automaticamente a cessão dos direitos autorais à Numen, que não se obriga a devolver os originais das colaborações examinadas e revisadas. Numen reserva-se todos os direitos autorais dos artigos publicados, inclusive artigos traduzidos, contudo, mediante solicitação, pode autorizar sua posterior reprodução desde que citada a fonte. Pela cessão do direito autoral, os autores e as autoras recebem dois exemplares; autores e autoras de resenhas recebem um exemplar do respectivo número.
- Artigos não enquadrados nas normas de apresentação especificadas serão devolvidos para posterior adequação pelos seus autores e autoras.
- Os artigos publicados na Numen, no que diz respeito ao conteúdo, correção lingüística e estilo, são de total responsabilidade dos respectivos autores e autoras.