Redes sociais e religião: um estudo sobre a experiência religiosa dos jovens na sociedade imagética conectada

Autores

  • Bonnie Moraes Manhaes de Azevedo UCAM Centro Universitário Fluminense Instituto de Filosofia e Teologia Sedes Sapientiae
  • Raphael da Silva Ferreira Instituto de Filosofia e Teologia Sedes Sapientiae

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2018.v21.22122

Palavras-chave:

tecnologia, redes sociais, sociologia, religião, internet

Resumo

O cristianismo sempre buscou perpetuar sua mensagem evangélica, possibilitando aos homens o contato com a sua revelação fundante, e a experiência do sagrado. Hoje, nos tempos da sociedade em rede, percebe-se um novo contexto para este desafio da religião cristã: os indivíduos contemporâneos, sobretudo os mais jovens, que darão continuidade a essa iniciativa do cristianismo em tempos futuros, desenvolvem suas relações influenciadas pelo advento da internet. Esta constitui um novo ambiente de vida, expressão, identidade e relação com os outros e também com o transcendente, utilizando-se fortemente das fotografias. Este artigo almeja compreender tais influências da sociedade conectada na forma com a qual os fiéis vivem a experiência pessoal e comunitária do sagrado neste novo ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael da Silva Ferreira, Instituto de Filosofia e Teologia Sedes Sapientiae

Possui graduação em Curso Livre de Filosofia pelo Instituto Eclesiástico de Filosofia e Teologia Sedes Sapientiae (2016). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética. Cursa Teologia no mesmo instituto.

Downloads

Publicado

2019-02-06

Edição

Seção

Seção Temática: Cultura Visual e Religião