O método de Benjamin Constant de Rebecque para o estudo do fenômeno religioso em De la religion / O Método de Benjamin Constant de Rebecque para o Estudo do Fenômeno Religioso em De la Religion
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-6296.2014.v17.21919Keywords:
Constant de Rebecque, sentimento religioso, método.Abstract
RESUMO
A hermenêutica apresentada por Constant de Rebecque consistiria em se arriscar no terreno da teologia do seu tempo em lugar de formular uma estrutura argumentativa puramente histórica para a descrição do fenômeno religioso. As finalidades da pesquisa de Constant em De la religion são: 1) escrever uma obra sobre as religiões em geral e, em especial, sobre as religiões antigas, para analisar o que é o fato religioso em suas manifestações (históricas, sociológicas e políticas); 2) descrever o que é o sentimento religioso em sua essência. Neste segundo caso trata-se, pois, de demonstrar que a religiosidade, ou o sentimento religioso, é um dos fundamentos da individualidade. Para o nosso autor este sentimento, enquanto disposição humana, sempre ativa, perfectível e percebida de forma individual, serve como referência para o que é a “verdadeira religião” e também para liberdade.
Palavras-chave: Constant de Rebecque, sentimento religioso, método.
ABSTRACT
The hermeneutics presented by Constant de Rebecque would consist in venturing into the field of theology in his time instead of formulating a purely historical argumentative structure for describing religion´s social phenomenon. Constant´s research goals in De la religion are: 1) write a piece about religions in general, and in particular, about the ancient religions, to analyze what is the religious fact in its manifestations (historical, sociological and political); 2) describe what is the religious sentiment in its essence. In the latter case, it is therefore to demonstrate that religiosity, or the religious sentiment, is one of the cornerstones of individuality. For our author this sentiment, as human disposition, always active, perfectible and perceived individually, serves as a reference for what is the “true religion” and for freedom.
Keywords: Constant Rebecque, religious sentiment, method.
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