Diversidade cultural religiosa e formação de docentes de ensino religioso na FURB/SC: Tecendo cartografias / Religious cultural diversity and formation for teachers of religious education in FURB / SC: weaving cartographies
Abstract
Resumo
Desde a década de oitenta, vem ocorrendo uma ampla discussão que culminou na reforma do sistema educativo brasileiro numa perspectiva organizativa e curricular, com a promulgação da LDBEN 9394/96, atingindo de forma substancial o processo de formação de docentes de todas as áreas de ensino. A partir da promulgação da alteração do artigo 33 da LDBEN 9.394/96, mediante a Lei n. 9.475/97, a formação de docentes para a disciplina de Ensino Religioso na Educação Fundamental tem se constituído em foco de interesse, discussão e pesquisa em âmbito nacional, envolvendo a comunidade acadêmica, os sistemas de ensino e a sociedade civil. O presente texto busca compartilhar os registros de uma proposta/ação de formação inicial para a área de conhecimento de Ensino Religioso em desenvolvimento há mais de uma década na Universidade Regional de Blumenau, Estado de Santa Catarina, Brasil. O traço delineado busca sinalizar contribuições, desafios e perspectivas no tocante à temática da diversidade religiosa e formação de docentes em nível nacional.
Palavras Chave: Diversidade religiosa. Diferenças. Ensino religioso. História. Formação docente.
Abstract
Since the 1980's, there has been an ample discussion, which culminated in the Brazilian Education System reform in a curricular and organizational perspective, with the promulgation of LDBEN 9394/96, affecting, in a substantial way, the process of educational background of teachers in all areas of teaching. Starting at the promulgation of the changes in article 33 LDBEN 9394/96, facing Law n. 9475/97, the preparation of teachers for the disciplines Religious Studies and Junior School has been a point of interest, discussion and research all over the country, involving the academic community, the teaching systems and civil society. The present text aims to share the registers of a proposal / action of preparation for the area of knowledge in Religious Studies in development for over a decade at “Universidade Regional de Blumenau, State of Santa Catarina, Brasil”. The line drawn signals contributions, challenges and perspectives when discussing religious diversity and graduation of teachers nationwide.
Keywords: Religious Diversity. Differences. Religious Studies. History. Graduation of Teachers
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
- O envio de artigo implica automaticamente a cessão dos direitos autorais à Numen, que não se obriga a devolver os originais das colaborações examinadas e revisadas. Numen reserva-se todos os direitos autorais dos artigos publicados, inclusive artigos traduzidos, contudo, mediante solicitação, pode autorizar sua posterior reprodução desde que citada a fonte. Pela cessão do direito autoral, os autores e as autoras recebem dois exemplares; autores e autoras de resenhas recebem um exemplar do respectivo número.
- Artigos que não seguirem as normas formais de apresentação aqui especificadas serão devolvidos para posterior adequação pelos seus autores.
- Os artigos publicados na Numen são de total responsabilidade dos respectivos autores e autoras.
- O envio de artigo implica automaticamente a cessão dos direitos autorais à Numen, que não se obriga a devolver os originais das colaborações examinadas e revisadas. Numen reserva-se todos os direitos autorais dos artigos publicados, inclusive artigos traduzidos, contudo, mediante solicitação, pode autorizar sua posterior reprodução desde que citada a fonte. Pela cessão do direito autoral, os autores e as autoras recebem dois exemplares; autores e autoras de resenhas recebem um exemplar do respectivo número.
- Artigos não enquadrados nas normas de apresentação especificadas serão devolvidos para posterior adequação pelos seus autores e autoras.
- Os artigos publicados na Numen, no que diz respeito ao conteúdo, correção lingüística e estilo, são de total responsabilidade dos respectivos autores e autoras.