Efeitos da metodologia de formação esportiva tradicional sobre as qualidades físicas de escolares de 12 anos
Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil. Crescimento. Adolescente. Atividade Motora.Resumo
O estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da metodologia de formação esportiva tradicional sobre as qualidades físicas de escolares de 12 anos, submetidos a 16 semanas de intervenção. A amostra foi composta por 40 crianças do gênero masculino, divididos em 2 grupos: GT (n=20) e GC (n=20). Para a avaliação da Maturação Biológica foi utilizado o RX de mão e punho através do protocolo Greulich-Pyle. Para determinar a massa corporal e a estatura dos indivíduos utilizou-se uma balança com estadiômetro da marca FILIZOLA. Para avaliação das qualidades físicas foram realizados os seguintes protocolos: coordenação (teste de Burpee), força explosiva (Sargent Jump Test), resistência aeróbica (Shuttle Run Test), agilidade (Shuttle Run), velocidade (teste de velocidade de 50 metros lançado) e Flexibilidade (Testes Angulares de Goniometria). O procedimento estatístico utilizado na análise intragrupos foi o teste t-Student pareado ou de Wilcoxon, quando apropriado e para a avaliação intergrupos, foi utilizado o teste não paramétrico de Kruskal Wallis seguido das comparações múltiplas pelo teste de Mann-Whitney com um nível de significância de α £ 0,05. Nas comparações intergrupos, observaram-se diferenças significativas nas variáveis agilidade (D%= -42,88%, p= 0,004) e coordenação (D%= 52,89%, p= 0,011). As demais variáveis não apresentaram diferenças significativas. Os resultados permitiram concluir que a utilização de uma metodologia tradicional se mostrou mais eficaz no desenvolvimento da coordenação e da agilidade.
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