Preceptoria e planejamento de ações do residente de enfermagem no tratamento dialítico: relato de experiência de preceptoras em um programa de residência multiprofissional
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-8047.2024.v50.42883Palavras-chave:
Preceptoria, Residência Multiprofissional, Acolhimento, AvaliaçãoResumo
Introdução: A reflexão e identificação de fatores limitantes relacionados ao ensino prático em programas de residência multiprofissional é de suma importância para a proposição de intervenções e melhorias. A limitada percepção do preceptor sobre seu papel educativo, a dissociação entre teoria e prática e a inadequação dos processos de supervisão dos residentes são tópicos que devem ser abordados nesse cenário. Objetivo: Compartilhar a experiência das autoras no que tange à organização e execução de um plano de atividades para o residente de enfermagem nos serviços de diálise renal em um Hospital Universitário. Material e Métodos: Trata-se de um relato de experiência sobre uma intervenção realizada pelas autoras, enfermeiras, enquanto preceptoras de dois programas de residência multiprofissional em um Hospital Universitário, onde os residentes transitaram por campos de prática relacionados às Terapias Renais Substitutivas. Relato de Experiência: Foram identificados fatores limitantes dos programas, passíveis de intervenção e aprimoramento da prática cotidiana. As atividades desenvolvidas dizem respeito ao acolhimento e ambiência do novo residente; planejamento das atividades teóricas e práticas do residente, supervisão e direcionamento das ações; e, reflexões acerca da prática avaliativa preconizada pelos programas e em relação àquela que vem sendo utilizada pelas autoras, como a autoavaliação e o feedback imediato. Conclusão: Conclui-se que, a partir das ações realizadas, com delineamento prévio das atividades e envolvimento dos residentes, enfermeiros preceptores, tutores e equipe setorial em geral, percebeu-se maior segurança e proatividade para desenvolver as atribuições programadas, bem como maior estímulo à participação e compartilhamento de observações diárias.
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Referências
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