O conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre o cuidado espiritual na prática clínica
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-8047.2021.v47.32992Palavras-chave:
Espiritualidade, Enfermagem, EducaçãoResumo
Introdução: A espiritualidade vem ganhando relevância no contexto da formação profissional em saúde. Compreender a percepção dos graduandos de enfermagem sobre a relação da espiritualidade com a saúde é fundamental para propostas de inserção mais efetivas deste tema nos currículos de graduação de cursos de enfermagem. Objetivo: Identificar o conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre o cuidado espiritual no âmbito da saúde. Material e Métodos: Estudo misto, descritivo, exploratório, transversal, com análise estatística descritiva e de conteúdo, do tipo temática dedutiva e indutiva. Participaram 46 graduandos em enfermagem de uma universidade privada do interior do estado de São Paulo, distribuídos do 3º ao 7º período, maiores de 18 anos. A coleta de dados ocorreu entre os meses de maio e julho de 2020, por formulário eletrônico via e-mail, contendo questões referentes aos dados sociodemográficos e por outro específico sobre a espiritualidade. Resultados: A maioria dos participantes já ouviu falar da espiritualidade em saúde em algum momento, entretanto não na prática clínica. Todos os participantes consideram o tema de extrema importância e gostariam que fosse abordado de maneira transversal na graduação. Conclusão: É urgente a inserção de uma disciplina ou estratégias de aprendizagem que abordem o cuidado espiritual na formação de enfermeiros, dada sua importância clínica, correlacionando-a com a prática assistencial no intuito de desenvolver nos futuros enfermeiros o raciocínio clínico crítico e reflexivo frente a essa dimensão humana.
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